Notícias

Voltar

MCTIC e CGEE ministram aula sobre cidades sustentáveis na Enap

Cidades Sustentáveis

MCTIC e CGEE ministram aula sobre cidades sustentáveis na Enap

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizaram, no dia 4, uma aula sobre cidades sustentáveis na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF). O evento foi voltado para gestores municipais, provenientes de 78 cidades de diferentes regiões do País.

A aula fez parte do curso “Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, ofertado pela Enap, e teve como objetivo reforçar as capacidades dos gestores na promoção dos desenvolvimentos local e regional e na implementação dos ODS. A equipe do Centro realizou, ainda, uma dinâmica para proporcionar aos participantes uma reflexão sobre o futuro das cidades brasileiras e seus desafios urbanos.

Na ocasião, o analista do MCTIC, Guilherme Weidman, falou sobre a atuação do ministério nesse âmbito. Ele também ressaltou a relevância da ciência, tecnologia e inovação na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do desenvolvimento local. 

Além disso, Weidman lembrou da importância do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), projeto realizado pelo Centro em parceria com o MCTIC. O Oics visa identificar soluções inovadoras em sustentabilidade urbana, contextualizando-as ao território brasileiro. 

A coordenadora técnica do curso e assessora do CGEE, Mayra Juruá, destacou que os gestores municipais são, além de potenciais usuários dos recursos fornecidos pelo Oics, fontes principais de informação para o projeto. “A equipe do CGEE ficou muito animada com a criatividade e o engajamento dos gestores reunidos nesse curso, que foi, mais uma vez, um momento de fortalecimento da parceria entre o Centro e a Enap, sempre com a participação importante do MCTIC”, apontou Juruá.