Notícias

Voltar

MCTI e CGEE realizam primeira reunião de trabalho sobre modelos de governança para a bioeconomia brasileira

Projeto ODBio

MCTI e CGEE realizam primeira reunião de trabalho sobre modelos de governança para a bioeconomia brasileira

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), na quinta-feira (20), a primeira Reunião de Trabalho sobre Modelos de Governança para a Bioeconomia Brasileira. No encontro, foi apresentado o projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio), iniciativa  desenvolvida pela Coordenação Geral de Bioeconomia do MCTI e pelo Centro.

O coordenador da área no ministério, Bruno Nunes, abriu o evento destacando a importância do tema. “A bioeconomia pode ser a base de um novo ciclo de desenvolvimento econômico do país”, afirmou. “A premência dessa discussão se dá de forma global porque ela pode ser um dos principais direcionadores para a resolução de desafios mundiais”, destacou. “Estamos fazendo esforços para discutir questões como governança, programas estruturais, com o objetivo de formalizar a política de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para a bioeconomia”, ressaltou. 

Ele apontou temáticas em que se percebe impactos da bioeconomia, como a de mudança do clima, mudança demográfica e de disponibilidade de recursos naturais, por exemplo. “Tudo isso demanda que sejam elaborados sistemas produtivos mais sustentáveis, que minimizem os impactos ambientais e que possam trabalhar na diminuição de poluição, pensando em questões de economia circular”, disse. 

Além disso, Nunes situou o debate ao contexto da pandemia. “Adere-se a isso, no cenário recente, as questões do mundo pós-covid, com discussões sobre um novo modelo econômico construído sobre bases sustentáveis”, indicou. De acordo com o coordenador, no cenário brasileiro, se destacam, no âmbito da bioeconomia, o agronegócio estruturado; o  desenvolvimento de uma agricultura tropical própria; a biodiversidade; o pioneirismo em biocombustíveis; o setor acadêmico de relevância global; e o setor empresarial estruturado.

Projeto ODBio

Com o objetivo de apoiar a implementação de uma estratégia de CT&I para a bioeconomia do país, a iniciativa busca apontar propostas de modelos de governança e a criação de um observatório no tema. Na reunião realizada ontem, o coordenador do projeto pelo Centro, Marcelo Poppe, lembrou que uma das propostas do plano é a constituição de um grupo de trabalho sobre bioeconomia no Brasil. “Nós temos realizado diversas atividades para compartilhar os avanços que temos obtido e, também, proporcionar um diálogo com a comunidade”, disse Poppe.