Notícias

Voltar

MCTIC lança consulta pública da Estratégia para Transformação Digital

Consulta pública

MCTIC lança consulta pública da Estratégia para Transformação Digital

O ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou, ontem (1º), a consulta pública da Estratégia Brasileira para Transformação Digital. O documento reúne diretrizes e metas para a digitalização da economia brasileira nos próximos anos e a sua versão final será enviada como minuta de decreto à Presidência da República. A consulta foi elaborada em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que é, também, responsável pela execução do projeto.

A consulta é aberta ao público em geral. O seu conteúdo deverá ficar disponível, durante 30 dias, no site do MCTIC. A proposta é identificar como a sociedade recebe o documento-base para a estratégia digital. São 12 perguntas, objetivas e subjetivas, cujas respostas contribuirão para a construção do documento. As opiniões da população serão consideradas para a elaboração da versão final.

A estratégia representa um “guarda-chuva” para diversas iniciativas do governo federal em torno da digitalização da economia e da sociedade. A ideia é criar um ambiente habilitador para impactos transformadores na agricultura, comércio, finanças, indústria e serviços de transporte e logística, por meio do avanço da digitalização dos processos produtivos e da capacitação do país para a chamada 4ª Revolução Industrial.

A assessora técnica e coordenadora do projeto do CGEE, Mayra Juruá, destaca que a Estratégia Brasileira para Transformação Digital é uma agenda ampla, que trata do desenvolvimento econômico do pais. “Trata-se de um processo de digitalização da economia, que é uma tendência mundial. Isso passa por todos os setores da economia mas, também, da sociedade. Por articular diversos órgãos de governo, ela não deixa de ser uma potencializadora da participação democrática”, afirma.

Durante o lançamento da consulta, em Brasília (DF), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, ressaltou que a estratégia é fundamental para orientar o país e ajudar na sua inserção internacional. “Essa consulta pública é o início de uma longa jornada”, afirmou. 

A consulta pública pode ser acessada neste link

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.