Notícias

Voltar

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação recebe diretor-presidente do CGEE em audiência

MCTI

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação recebe diretor-presidente do CGEE em audiência

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, se reuniu, na última quinta-feira (16), em Brasília (DF), com o diretor-presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Fernando Rizzo. A pauta do encontro foi em torno das diversas contribuições oferecidas pela vinculada para a tomada de decisão no setor. A agenda contou com a participação do chefe de gabinete da ministra, Rubens Diniz. 

O presidente do CGEE contou um pouco sobre a história e a atuação da instituição em temas como avaliação de políticas e programas. Ele destacou, ainda, a capacidade do Centro de mobilização de competências e articulação, além da identificação de oportunidades tecnológicas. "Essa capacidade é um diferencial que está à disposição do sistema", afirmou Rizzo, durante a reunião. 

Entre os projetos, foram citadas iniciativas como o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), que tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de CT&I no contexto brasileiro e mundial, identificando os desafios e as oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de políticas e programas nessas áreas. 

 

Dr. Rizzo, diretor-presidente do CGEE e Luciana Santos, ministra da CT&I

Fernando Rizzo, diretor presidente do CGEE e Luciana Santos, ministra da CT&I.

Rizzo destacou, ainda, os estudos desenvolvidos pelo Centro no tema de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI). Nessa área de atuação, o CGEE disponibiliza um conjunto de dados, informações e análises sobre a formação acadêmica e profissional da base técnico-científica nacional, assim como a vinculação desta com o mercado de trabalho. O presidente lembrou que, no âmbito desse projeto, foi desenvolvida uma plataforma, onde é possível customizar os estudos, de acordo com a sua área de interesse.  

Sobre os projetos temáticos, foram mencionados os subsídios do CGEE ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis); à formação de um Núcleo de Inteligência Estratégica em Agropecuária; e ao Mapa da Conectividade no Território Nacional. Outros destaques foram a realização da Pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil; e as contribuições oferecidas pelo Centro para a revisão e definição das diretrizes e prioridades dos Comitês Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). 

Durante a reunião, o diretor-presidente falou sobre a participação do CGEE na Iniciativa Amazônia+10, que conta com a adesão de 20 fundações de Amparo à Pesquisa e os diversos trabalhos conduzidos pelo CGEE em temas como o Energy Big Push, hidrogênio renovável e bioeconomia, que integram a Agenda Positiva para a Mudança do Clima da instituição. "Temos uma série de projetos interessantes sobre como encadear um desenvolvimento sustentável com a parte energética", afirmou.  

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância do CGEE para a política de CT&I e para auxiliar a tomada de decisão no setor.