Notícias

Voltar

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações destaca importância do CGEE para o SNCTI

15 anos CGEE

Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações destaca importância do CGEE para o SNCTI

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, abriu ontem (13), em Brasília (DF), solenidade que marcou as comemorações dos 15 anos do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A uma plateia composta por diversos acadêmicos e gestores da área de CT&I, Kassab destacou as contribuições do Centro ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Posso dizer a cada um de vocês que estamos totalmente convencidos da importância do CGEE”, afirmou.

“Buscamos não apenas direcionar mais recursos, mas estabelecer mais parcerias para que o Centro, assim como as demais instituições vinculadas ao MCTIC, tenha condições de contribuir para que o Brasil ultrapasse esse momento difícil, gerando oportunidades e novos empreendimentos, formando quadros e passando a viver melhores momentos”, disse.

Na ocasião, o presidente do CGEE, Mariano Laplane, afirmou que, recentemente, o Centro fez um esforço muito grande para incorporar as ferramentas mais avançadas que são utilizadas no campo da prospecção, da avaliação e da gestão estratégica, junto com parceiros internacionais. A instituição desenvolveu soluções ou adaptou as que existem de acordo com a realidade do País. Para os próximos anos, o Centro deverá focar nesse tipo de iniciativa.

Presidente do CGEE e ministro da CT&I (direita) durante solenidade de comemoração aos 15 anos do Centro

No curto prazo, a prioridade é definir os termos do novo ciclo do contrato de gestão. Esse processo passa pela escolha dos eixos de atuação e das linhas de trabalho prioritárias para os próximos seis anos.

“Isso requer uma visão estratégica sobre quais serão os desafios e os problemas que o Brasil deverá enfrentar e qual será a nossa contribuição potencial para que eles sejam enfrentados”, ressaltou.

O presidente destacou que, com a experiência acumulada ao longo de 15 anos, o Centro criou as condições necessárias para ajudar a identificar e a priorizar as oportunidades e as alternativas para o País. “Esse é o conteúdo do plano de ação que precisamos construir para os próximos seis anos”, afirmou.

Durante a solenidade, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Helena Nader, ressaltou a importância do Centro para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela apresentou, em painel, algumas das contribuições do CGEE para a academia.

Entre os exemplos, a presidente apontou o Livro Azul, lançado na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. No entanto, ela considera que os estudos produzidos pelo Centro precisam ter mais destaque no Congresso Nacional.

“Seria importante haver um seminário na Câmara e no Senado para mostrar as contribuições do CGEE. Isso porque já temos o diagnóstico do País, sobre onde estamos e para onde queremos ir. O que precisa é articular isso com os diferentes atores”, destacou.

A presidente ressaltou ainda a importância do Centro participar das atividades do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). A instância está em processo de reativação pelo Palácio do Planalto. “O CGEE tem de ter papel fundamental para subsidiar o CCT, em reconhecimento ao papel estratégico do conselho para o desenvolvimento do País”, afirmou. 

Homenagem

A programação também contou com homenagem ao ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e ao ex secretário-executivo da sua gestão, Carlos Américo Pacheco, idealizadores do Centro. Além disso, foram homenageados o presidente do Conselho de Administração, Eduardo Krieger, e os ex-presidentes do CGEE, Lucia Melo e Evando Mirra. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.