Notícias

Voltar

Ministro do MCTIC apresenta presidente da Finep à comunidade do sistema de CT&I

Finep

Ministro do MCTIC apresenta presidente da Finep à comunidade do sistema de CT&I

Em evento na sede da Finep, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro (RJ), o ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, apresentou o novo presidente da Finep, General Waldemar Barroso, a representantes da comunidade que integra o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. O encontro contou com a presença de autoridades dos setores acadêmico, científico, militar, empresarial e de Governo. O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Márcio Miranda, esteve presente ao evento. O Exército foi representado pelo General de Divisão Hildo Vieira Prado Filho, Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME). Assista ao vídeo completo da cerimônia no canal da Finep no Youtube.

Em sua fala, o presidente da Finep agradeceu, inicialmente, ao ministro, pela oportunidade de ser apresentado à comunidade. Em seguida, com sua família presente, o General Barroso lembrou do papel crucial de cada um em sua formação. "Minha mãe me incentivou nos estudos; o espírito de liderança herdei do meu, pai; com meus irmãos, aprendi a compartilhar; minha esposa é meu porto seguro; meus filhos são minhas fontes de inspiração; e minha neta representa o espírito jovem", disse.

Em seguida, o presidente sintetizou em uma palavra o sentimento que nutre a todos os presentes - respeito. "Respeito ao MCTIC pela orientação desde que assumi a presidência da Finep. Estendo esse respeito à comunidade científica, nossos parceiros, e às instituições de ensino superior, que introduzem a ciência e tecnologia em nossa sociedade. A indústria, que trabalha em conjunto com as instituições de pesquisa, merecem, também toda minha consideração. E meu respeito ao Exército Brasileiro, aqui representado pelo Comandante do IME", afirmou. O general disse, também, que tem "muita confiança na Finep, uma instituição que me recebeu de braços abertos, a que já posso dizer que pertenço".

Legado
Barroso afirmou, ainda, que, ao entrar na Finep, está recebendo um "legado de profissionais da mais alta qualidade". Afirmou que tem quatro paixões profissionais: trabalhar com pessoas; liderar pessoas; ciência e tecnologia; e educação. Para ele, a nova experiência, agora como presidente de uma empresa pública, é encarada como um aprendizado.

O presidente finalizou dizendo que tem "confiança de que as mudanças que iremos implantar vão dar certo. Espero ter um país melhor tanto para minha neta como para todos os jovens. Vamos, como diz nosso ministro, produzir conhecimento, gerar riquezas e melhorar a qualidade de vida da sociedade". O General Barroso tomou posse como presidente da Finep em 4/2.

Missão
O ministro do MCTIC, astronauta Marcos Pontes, falou que, assim como numa missão durante um voo numa esquadrilha, "é preciso encarar, às vezes céus nublados e tempestades. Mas que, com liderança e em grupo – e não sozinho – a missão podem enfrentar as turbulências e atingir um céu mais azul". Segundo o ministro, quando se pensa o que vivemos no País, "sabemos que não estamos numa situação fácil. Mas a questão é – o que podemos fazer em relação a isso? Cada um de nós tem de se juntar para voar junto", afirmou. O ministro afirmou que "a Finep é um órgão extremamente importante no MCTIC, assim como o CNPq e outras instituições aqui representadas. Só podemos enfrentar tempestades voando próximos uns dos outros".

Protagonistas
O astronauta Marcos Pontes encerrou sua fala dizendo que "a ciência não pode parar. Todos os países desenvolvidos, em momentos de crise, investem ainda mais em ciência, tecnologia e inovação". O ministro afirmou que reestruturou todo o MCTIC para ser uma" máquina que produz ciência e tecnologia". Disse, ainda, que embora saiba que o primeiro ano seja difícil, com orçamentos contingenciados e outras questões, "juntos, temos foça para virar esse jogo".

"Vamos recuperar não só orçamento, mas o prestígio da ciência e tecnologia como protagonistas. A Finep tem uma função extremamente importante e não será extinta nem incorporada a outra instituição", finalizou.

Clique aqui para ver a matéria original.

 

Fonte: Finep