Notícias

Voltar

Na 73ª Reunião Anual da SBPC, CGEE apresenta o Boletim OCTI - Panorama da Ciência Brasileira 2015-2020

Participação

Na 73ª Reunião Anual da SBPC, CGEE apresenta o Boletim OCTI - Panorama da Ciência Brasileira 2015-2020

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, no dia 20,  da 73ª Reunião Anual da SBPC. A equipe do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) apresentou os resultados do primeiro Boletim OCTI - Panorama da Ciência Brasileira 2015-2020. O evento teve como tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade” e segue até essa sexta-feira (24) com conferências, mesas-redondas, WEBMinicursos, painéis e sessões de bate-papo. 

A diretora do CGEE, Regina Silverio, apresentou a instituição na abertura do evento. “Uma das nossas linhas de ação é a questão da observação, que é monitorar e observar o que está acontecendo na ciência no Brasil e no mundo. A gente entende que conhecendo melhor sobre esse assunto, teremos mais condições de trazer subsídios para as políticas públicas e programas que venham fomentar e fortalecer a ciência, tecnologia e inovação no país”, destacou. 

A líder do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), Adriana Badaró, apresentou o objetivo do projeto e os resultados do primeiro Boletim OCTI, fruto dos trabalhos realizados pela equipe em 2020. O observatório se estruturou em dois eixos principais de monitoramento e análise: o primeiro deles é o Panorama da C&T e o segundo são os Indicadores de Geografia da CT&I. 

A assessora técnica do CGEE explicou que o objetivo do primeiro eixo é trazer um olhar temático sobre a produção do conhecimento científico e tecnológico no Brasil e no mundo. “Além de trazer um olhar para o momento atual da ciência e tecnologia, nós também buscamos identificar tendências e temas emergentes que possam contribuir para a construção de agendas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país”, destacou. 

Já o assessor técnico do CGEE, Marcelo Paiva, apresentou o conteúdo do primeiro boletim, explicando sobre as metodologias utilizadas e os principais resultados obtidos pelos estudos. O OCTI monitorou mais de 300.000 artigos, detectando padrões na produção científica, o surgimento de novos temas de análise e destacando sinergias entre áreas de pesquisa. O sistema de monitoramento do observatório identificou que uma parte considerável dos estudos são nas áreas de saúde, educação, biodiversidade e agropecuária.

O professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mariano Macedo, discorreu sobre o eixo de “Indicadores de Geografia da CT&I”. O objetivo deste eixo é avaliar o potencial e os gargalos das diferentes regiões brasileiras no que se refere às diferenças que condicionam a dinâmica nessa área, dada a sua relevância para o desenvolvimento regional e local. 

 

A participação do OCTI na 73ª Reunião Anual da SBPC está disponível na íntegra no YouTube. Acesse: https://youtu.be/Rx_wT8UzLnk