Notícias

Voltar

No Dia Mundial do Combate à Desertificação, CGEE destaca estudo que traz um mapeamento do fenômeno no Semiárido brasileiro

Desertificação

No Dia Mundial do Combate à Desertificação, CGEE destaca estudo que traz um mapeamento do fenômeno no Semiárido brasileiro

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 17 de junho como o Dia Mundial do Combate à Desertificação. A data destaca a conscientização sobre esse fenômeno e a busca por alternativas que reduzam seus efeitos. Nesse tema, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), publicou o livro “Desertificação, Degradação da Terra e Secas no Brasil”.

O estudo aponta especificações sobre as tecnologias e experiências de recuperação e mapeamento das áreas vulneráveis do Semiárido brasileiro. A publicação oferece contribuições para elevar o nível de priorização da área no âmbito das políticas públicas. Dentre elas, um mapeamento quanto à situação de degradação e desertificação no Nordeste e discussões sobre o desenvolvimento sustentável da região.

O Dia Mundial do Combate à Desertificação foi estabelecido em 1994, em Paris, durante a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (UNCCD, em inglês). As terras secas compreendem 41,3% da superfície emersa do planeta e 35,5% da população global. Nessas áreas, estão concentrados problemas ambientais e sociais, com elevados índices de pobreza. A publicação do Centro trabalha essa temática no contexto brasileiro.

O livro está disponível gratuitamente para download no site do CGEE, por meio deste link.