Notícias

Voltar

Nosso futuro comum sob a mudança climática

COP 21

Nosso futuro comum sob a mudança climática

A Agenda 21 adotada na Rio 92 apontou o padrão insustentável de produção e consumo como a maior causa da contínua deterioração do meio ambiente global. Para debater esse tema, nesta quinta-feira (9), representado pelo assessor técnico Marcelo Poppe, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa da sessão “Mainstreaming low carbon consumption: challenges and opportunities” na conferência científica internacional “Our common future under climate change”, em Paris, na França. Na ocasião, Poppe vai apresentar os resultados da consulta pública sobre Padrões de Consumo para o Desenvolvimento Sustentável, realizada pelo Centro no ano passado, em parceria com instituições do Brasil, da França e Suécia  e com organizações do Sistema ONU.

"Por meio dos resultados da consulta, o CGEE visa a auxiliar as negociações de definição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atualmente em discussão na Organização das Nações Unidas (ONU), e que serão definidos até setembro deste ano, mediante o mapeamento das percepções de especialistas de Brasil, França e Suécia sobre questões relacionadas a padrões de consumo, os ODS e a Agenda Pós-2015", destaca Celena Soeiro, consultora do Centro. "Essas respostas permitirão identificar as semelhanças e diferenças nas visões desses especialistas, gerando informações que possam ser utilizadas no debate, incluindo a definição de um novo acordo climático na COP 21", afirma.

Soeiro destaca ainda que "a participação do Centro em conferências preparatórias para a COP 21 consolida o papel do CGEE como produtor de conhecimento relevante para subsidiar a participação brasileira nos fóruns internacionais de discussão sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, assim como para a elaboração de políticas públicas refletindo os compromissos internacionais do Brasil nessas áreas".

O evento

O evento, que teve início ontem (7), reúne cientistas de uma centena de países para discutir formas de combater as mudanças climáticas. A cinco meses da COP 21, mais de 2.000 especialistas participarão da conferência esta semana para uma atualização sobre a situação das pesquisas sobre mudanças climáticas. Ao todo, a conferência terá cerca de 160 sessões e painéis organizados por diversas instituições internacionais, incluindo a Unesco.

O seminário acaba na sexta-feira (10) à tarde, em cerimônia de encerramento que contará com a presença do diretor interino do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o sudanês Ismail El Gizuli, os dois presidentes das negociações climáticas da ONU, o americano Daniel Reifsnyder e o argelino Ahmed Djoghlaf, e também com a participação do ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, que será o presidente da COP 21 em Paris.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.