Notícias

Voltar

Novo boletim do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação do CGEE tem como foco o Estado de Pernambuco

Octi

Novo boletim do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação do CGEE tem como foco o Estado de Pernambuco

O webinar Panoramas e Indicadores de CT&I em Pernambuco, promovido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), vai acontecer às 10h do dia 15 de dezembro. A transmissão será ao vivo e pode ser acompanhada no canal do YouTube do CGEE.

Durante a programação, ocorrerá o lançamento do Boletim Temático do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), Ano III, nº 5. Desta vez, o periódico coloca em foco o Estado de Pernambuco, por meio de uma cooperação entre o CGEE e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti/PE) e está estruturado em três dimensões: indicadores da geografia da CT&I; panoramas temáticos da produção científica; e as inovações mais recentes na política de inovação introduzidas no Estado. A publicação é resultado das análises conjuntas realizadas pelo CGEE e pela Secti/PE, com foco em trazer informações e análises sobre o sistema pernambucano de CT&I.

Além disso, esta edição conta com a atualização de um conjunto dos indicadores e análises de novos indicadores como: os do grau de endogenia do emprego de mestres e doutores; o do ganho (ou da perda) de participação de microestabelecimentos; o de exportação de mercadorias de média-alta e alta tecnologia; e o de gênero, relativo a bolsas de pesquisa concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especialistas da área foram convidados a trazerem suas impressões e contribuições sobre o tema, assim como nos boletins anteriores. A parceria com a Secretaria do Estado teve papel fundamental na construção das análises dos dados obtidos sobre o sistema de CT&I de Pernambuco.

Octi

O Octi tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de CT&I no contexto brasileiro e mundial, identificando desafios e oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de políticas e programas nessas áreas. O observatório desenvolve um trabalho minucioso e com técnicas de pesquisa sofisticadas e atuais, buscando saber como está a ciência brasileira e para onde vai.