Notícias

Voltar

Novo presidente da AEB toma posse

AEB

Novo presidente da AEB toma posse

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o astronauta Marcos Pontes, empossou, hoje (23), o novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o engenheiro Carlos Augusto Teixeira de Moura. A solenidade, realizada em Brasília (DF), contou com a participação da diretora do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Regina Silvério.

  Ascom CGEE
    
 

Ministro Marcos Pontes; diretora do CGEE, Regina Silvério; e presidente da AEB, Carlos Moura.

O novo presidente da AEB é graduado em engenharia de infraestrutura aeronáutica. Possui mestrado em engenharia eletrônica e computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Moura tem experiência em projetos aeroportuários e de centros de lançamento espacial, desenvolvimento, qualificação e operação de sistemas computadorizados de aplicação crítica. 

De acordo com informações divulgadas pela agência, ele atua no setor espacial desde 1985, com destaque para a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA-MA), desenvolvimento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), operações de lançamento e rastreio espaciais e em operações de intercomparação de sondas com a Organização Mundial de Meteorologia. 

Além disso, Moura possui experiência em desenvolvimento do Plano Diretor para o CEA (Infraero), projeto e implantação do Complexo Terrestre do Cyclone-4 e concepção e planejamento de sistemas espaciais no âmbito do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (Pese). 

O engenheiro atuou, ainda, junto à AEB, em diversas atividades de cooperação, como estudos prospectivos com organizações internacionais para utilização do CLA, desenvolvimento de regulamentos de segurança espacial, desenvolvimento e implantação de infraestrutura geral do CLA, programas de certificação e licenciamento espacial. Segundo a AEB, desde o início de 2017, Moura participa, em conjunto com representantes de outros órgãos, de diversos grupos técnicos do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB).

O presidente da AEB fez carreira na Força Aérea Brasileira (FAB), de março de 1973 a setembro de 2008, deixando a FAB como coronel engenheiro. Atuou novamente na área de ciência, tecnologia, inovação e offset do Estado-Maior da Aeronáutica, de abril de 2016 a fevereiro de 2018. Desde março de 2018, trabalhava como analista da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), encarregada do Pese.

(Com informações da AEB)