Notícias

Voltar

Novos Futuros: tecnologias digitais aumentam possibilidades para inovações

Tecnologia

Novos Futuros: tecnologias digitais aumentam possibilidades para inovações

Hoje presentes no cotidiano das pessoas e das empresas, as tecnologias digitais trouxeram mudanças importantes na forma de realizar pesquisas tecnológicas. Dados de diversas áreas do conhecimento podem ser quantificados em bases digitais, que permitem sua análise por ferramentas de aprendizado de máquina ou inteligência artificial e ainda mobilizam recursos como a internet das coisas e a impressão 3D. Por essa razão, as Tecnologias Digitais foram escolhidas como tema da terceira e última edição do Seminário Novos Futuros – Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Tecnológico, que celebra os 100 anos do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) promovendo discussões em áreas consideradas com grande potencial de transformações tecnológicas.
 
O evento, que acontece no próximo dia 10 de novembro, a partir das 10h, com transmissão pelo Youtube, é organizado pelo INT em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Pela manhã, o Painel Estratégico reunirá lideranças do setor público e privado com foco em iniciativas e políticas para consolidar o uso das tecnologias digitais em inovações no País. À tarde, a partir das 15h, o Painel Científico-Tecnológico trará as experiências de cientistas com pesquisas inovadoras, que tiveram importante impulso com as tecnologias digitais.
 
Participam do Painel Estratégico a coordenadora-geral de Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Eliane Emediato, que coordena as atividades da Estratégia Brasileira de Transformação Digital; a economista Rosilda Prates, presidente executiva da P&D Brasil, associação que congrega empresas que investem em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação como suporte às suas estratégias de negócios; e o engenheiro elétrico Norberto Alves Ferreira, gestor de Soluções Sistêmicas de IoT e IA do CPQD, um dos principais centros de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil. A moderação será do professor titular da PUC-Rio, Fernando Rizzo, ex-diretor do INT e do CGEE.
 
O Painel Científico-Tecnológico contará com a participação do professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Nivio Ziviani, fundador de quatro empresas na área de transformação digital e autor de livro e mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e inteligência artificial;  o professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, André Ponce de Leon, autor de mais de 300 publicações em ciência de dados, aprendizado de máquina e mineração de dados, incluindo 10 prêmios de melhores artigos em conferências internacionais;  e da professora adjunta da UERJ, Karla Figueiredo, coordenadora do Laboratório de Inteligência Computacional e Robótica (LIRA) na PUC-Rio e vice-coordenadora do Centro de IA do Estado do Rio de Janeiro - CIA-Rio. A moderação será da tecnologista do INT, Andréa Carvalho,  chefe do Laboratório de Simulação e Otimização de Sistemas Produtivos.
 
Serviço:   
Seminário Novos Futuros – Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Tecnológico
3ª edição: Tecnologias Digitais
Data: 10/11
10h às 11h30 – Painel Estratégico
Abertura:  Iêda Caminha – diretora do INT
Palestrantes:
Eliane Emediato – Coordenadora-geral de Transformação Digital do MCTI
Rosilda Prates – Presidente executiva da P&D Brasil
Norberto Alves Ferreira – Gestor de Soluções Sistêmicas de IoT e IA (CPQD)
 Moderação: Fernando Rizzo – Professor titular da PUC-Rio

15h às 16h30 – Painel Científico-Tecnológico
Abertura:  Valéria Pimentel – coordenadora de Engenharia de Produtos e Processos do INT
Palestras:
Nivio Ziviani - Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG
André Ponce - Professor Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP
Karla Figueiredo - Professora Adjunta da UERJ

Moderação: Andréa Carvalho – chefe do Laboratório de Simulação e Otimização de Sistemas Produtivos do INT.