Notícias

Voltar

Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação do CGEE é apresentado no Fórum Virtual do Confap

Institucional

Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação do CGEE é apresentado no Fórum Virtual do Confap

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), foi um dos temas apresentados, no dia 12, na 4ª edição do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). 

O evento virtual reuniu presidentes e representantes das 26 fundações estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência,Tecnologia e Inovação (Consecti). 

A líder do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), Adriana Badaró, foi a responsável por apresentar o Centro e as ações realizadas no âmbito do projeto. Na ocasião, ela destacou a missão do CGEE de subsidiar processos de tomada de decisão em temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, por meio de estudos de futuro, avaliação estratégica e prospecção tecnológica  baseados em ampla articulação com especialistas e instituições do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). 

Durante a sua palestra, Badaró divulgou o "Serviço de Inteligência para tomada de decisão" oferecido pelo CGEE ao sistema. Nesse contexto, ela apresentou, entre outros, os projetos dos observatórios desenvolvidos pela organização. “Os observatórios surgiram da iniciativa de juntar a expertise do Centro de avaliação e de olhar para o futuro, com um acompanhamento sistemático e contínuo de temas de interesse do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI)", afirmou. 

Sobre o Octi, a líder explicou que o projeto atua no acompanhamento da produção científica, tecnológica e do ambiente da inovação, com a proposta de identificar como é a construção da pesquisa no país, oferecendo um olhar para o futuro. O projeto conta com dois eixos de análise. O primeiro, de panoramas, busca identificar tendências, no Brasil e no mundo, com o objetivo de saber quais são as oportunidades e as lacunas sobre o que é realizado na fronteira do conhecimento por outros países. O outro eixo, de indicadores, tem um olhar mais regional para o Brasil. "Com isso, buscamos quais são as necessidades estaduais e locais", disse. 

Na reunião, o presidente do Confap, Odir Antônio Dellagostin, que atualmente conduz o Conselho de Administração do CGEE, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Centro e pelo observatório. "As informações que foram divulgadas são extremamente relevantes para as FAPs. São oportunidades que temos para conhecer melhor esses indicadores, refiná-los e propor novos, atendendo as necessidades de cada Estado. Saber que o CGEE desenvolve esse trabalho é muito importante para todos nós", afirmou.

Para assistir a 4ª edição do Fórum Nacional Confap na íntegra, clique neste link.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.