Notícias

Voltar

Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação do CGEE participa de aula inaugural do Profnit/UnB

Octi

Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação do CGEE participa de aula inaugural do Profnit/UnB

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa, hoje (10), às 19h, da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Profnit) da Universidade de Brasília (UnB). A programação marca o início das aulas presenciais no calendário acadêmico e o início do semestre letivo. 

 

Na ocasião, os participantes terão informações sobre a atuação do Octi. A iniciativa tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de ciência, tecnologia e inovação, no Brasil e no mundo. A missão do observatório é identificar os desafios e as oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de programas e políticas nessas áreas. 

 

Para isso, o projeto atua no acompanhamento da produção científica, tecnológica e do ambiente da inovação, com a proposta de apresentar como é a construção da pesquisa no país, oferecendo um olhar para o futuro. A iniciativa conta com dois eixos de análise. O primeiro, de panoramas, busca identificar as tendências, no Brasil e no mundo, com o objetivo de saber quais são as oportunidades e as lacunas sobre o que é realizado na fronteira do conhecimento por outros países. O outro eixo, de indicadores, tem um olhar mais regional para o Brasil. 

 

Sobre o Profnit 

 

O Profnit é um programa de pós-graduação, stricto sensu, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos ambientes promotores de inovação nos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais etc.

Os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore, sendo uma contribuição social da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), sendo co-financiado pelo governo brasileiro e por outras organizações. 

A iniciativa conta com a parceria de instituições de ensino superior na formação de recursos humanos a nível de mestrado para atuar na áreas de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação, tais como Núcleos de Inovação Tecnológicas, Centros de Inovação Tecnológica, Agências de Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, entre outros ambientes de inovação.

 

(Com informações do Profnit/UnB)