Notícias

Voltar

Observatório de CT&I lança novo Boletim com panorama da produção científica

OCTI

Observatório de CT&I lança novo Boletim com panorama da produção científica

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizará, na próxima terça-feira (20/06), o webinar de lançamento do 3º Boletim Anual do OCTI 2022 - Panorama da CT&I no Brasil e no mundo. O evento será totalmente on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CGEE, a partir das 10h30.

Com dois grandes capítulos, a publicação traz dados da produção científica nacional do quadriênio de 2019 a 2022 e apresenta um balanço inédito do Índice de Especialização dos 15 países com maior volume de artigos científicos.

O assessor técnico do Observatório, Marcelo Paiva, aponta que há um aprofundamento nas pesquisas sobre Biodiversidade; Inovação; Sustentabilidade; Enfrentamento da Covid-19; e Saúde mental e coletiva nacional - temas considerados estratégicos para o País -. "O OCTI vem acompanhando o crescimento das contribuições em biodiversidade, que teve mais de 8 mil artigos no período de 2019 até julho de 2022. Também observamos a formação de competências de pesquisa em temas associados à pandemia, refletindo o valoroso esforço da comunidade científica brasileira. Por fim, o tema saúde mental tem despertado amplo interesse de estudos, tanto no mundo quanto no País", disse.

O boletim traz, ainda, um estudo exploratório inédito sobre o panorama temático dos pesquisadores que possuem ou já possuíram bolsa de produtividade nos níveis 1A, 1B e 1C, a partir de 2011. 

"Os resultados indicam que, nesses últimos anos, o Brasil não só aumentou seu volume de produção científica, como formou diferentes perfis essenciais para o enfrentamento de grandes desafios, como a garantia de acesso à saúde pública para os portadores do vírus HIV e o monitoramento das dinâmicas de doenças tropicais. Também consolidou competências importantes para o desenvolvimento tecnológico na área agrícola do País. Essas competências indicam que pesquisadores foram imprescindíveis para a transformação da sociedade do conhecimento no Brasil", explica Paiva sobre os resultados dos últimos 12 anos.

Sobre o OCTI

O OCTI tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) nos contextos brasileiro e mundial, identificando desafios e oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de políticas e programas nessas áreas. O observatório desenvolve um trabalho minucioso, com técnicas de pesquisa sofisticadas e atuais, buscando compreender como está a ciência e a tecnologia no Brasil e no mundo e quais os caminhos para o futuro. 

Sua função é observar, acompanhar e antecipar o desenvolvimento de temas estratégicos, científicos e tecnológicos, com foco em aspectos críticos, considerando recortes geopolíticos, temáticos ou regionais. Além disso, atua na concepção e produção de indicadores referentes às atividades de CT&I.

A proposta de observação e monitoramento do OCTI permite fornecer informações detalhadas sobre as características, tendências, oportunidades e lacunas do sistema de ciência, tecnologia e inovação para gestores públicos e demais atores do sistema, de forma a gerar subsídios para que as decisões de políticas públicas para o desenvolvimento do setor sejam construídas com base em evidências e inovações alinhadas com a realidade do ambiente de CT&I.

Programação

Confira a programação e quem são os convidados para o lançamento do Boletim:

Abertura:

  • Fernando Rizzo: Diretor-presidente do CGEE;
  • Ary Mergulhão: Diretor do CGEE;
  • Ricardo Galvão: Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor titular aposentado do Instituo de Fìsica da Universidade de São Paulo (USP);
  • Odir Dellagostin: Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS); presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa (CONFAP); e presidente do Conselho de Administração do CGEE;
  • Adriana Badaró: Líder do Octi;

Falas técnicas:

  • Marcelo Paiva: Assessor Técnico do CGEE;
  • Antônio Brasil: Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Alerino dos Reis: Assistente de Diretor do CNPq;
  • Angelo Malachias: Professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Serviço

Webinar “Lançamento do 3º Boletim Anual do OCTI 2022 - Panorama da CT&I no Brasil e no mundo”

Data: Terça-feira, 20/06/2023

Horário: 10h30

Inscrições: https://65c26d39.sibforms.com/serve/MUIEAGiVH4RZcHI-QRemiUGpBOL9NdyTFEJSoBMtga85PK1vt2V2UqjQ-jEAQ7wX_fZNRivi79mfFWpIfpkWgn4NWMtoil1GhTlJXiESN3DjDWujC2MookL1iePNLqUFV2H_GWjGHYLdMNuFPBfpPr2nR-HwEoA5i6S9Ygn6EfrW4pjYsfwphF1M2EztDygwe0hCuYCxliatSdP