Notícias

Voltar

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis compõe os debates do 2º Fórum Mundial Niemeyer

Cidades Sustentáveis

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis compõe os debates do 2º Fórum Mundial Niemeyer

A profissional técnica especializada do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Monique Pinheiro, apresentará o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) durante o 2º Fórum Mundial Niemeyer. O projeto é desenvolvido pelo Centro em uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento ocorre de 26 a 30 de agosto, na Biblioteca Latino-americana do Memorial da América Latina, em São Paulo (SP).

O fórum é realizado pelo Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais. Nessa edição, o intuito é reunir especialistas dos setores público e privado para discutir as condições de vida no desenvolvimento humano e questões urbanas. Para isso, foram definidos cinco painéis: artes e humanidades; sustentabilidade; cidades e planejamento urbano; inclusão; e arquitetura. 

Alinhado a esses objetivos, o observatório é constituído por uma plataforma que visa à integrar soluções urbanas sustentáveis e inovadoras, contextualizadas ao território brasileiro. De acordo com Pinheiro, dentro da programação do fórum, o Oics é um exemplo de iniciativa que busca a disponibilização dessas soluções. “A nossa apresentação terá como foco mostrar qual é a proposta do Observatório para melhorar a qualidade de vida nas cidades, com o acesso a uma maior sustentabilidade”, aponta a especialista.

Além disso, uma das propostas do evento é integrar a arte como uma ferramenta de sensibilização da população para as questões em debate. Pinheiro destacou que essa abrangência oferece ao observatório subsídios para integrar as pessoas ao conteúdo elaborado pelo Oics. “Nós precisamos desenvolver na plataforma um caminho para o engajamento e envolvimento das pessoas. Então, toda troca de informações nesse sentido é muito importante”, diz.

O Oics é uma iniciativa desenvolvida pelo Centro no âmbito do Projeto GEF 6: Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil por meio de planejamento urbano integrado e do investimento em tecnologias inovadoras, que é coordenado pelo MCTIC. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) é o responsável fiduciário pela implementação dos seus recursos.