Notícias

Voltar

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é apresentado em Congresso na Colômbia

Oics

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é apresentado em Congresso na Colômbia

A profissional técnica especializada do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Monique Pinheiro, fez uma palestra sobre o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), durante o “XXIII Congresso Colombiano de Geografia - Una geografia para la construcción de paz”. O evento ocorreu na Universidade Externado de Colômbia, em Bogotá, de 22 a 25 de outubro. 

O Oics é desenvolvido pelo CGEE no âmbito do Projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A iniciativa consiste em uma plataforma virtual que visa a mapear e divulgar soluções urbanas contextualizadas ao território nacional, por meio de tipologia de cidades-regiões. Durante o congresso, Pinheiro explicou sobre o Sistema de Informação Geográfica (SIG) que está sendo elaborado no observatório para a construção dessas tipologias.

De acordo com ela, a principal contribuição do observatório para o evento foi demonstrar a aplicação desse sistema para integrar informações que auxiliam na caracterização do território no que diz respeito ao tema da sustentabilidade. “Buscando associação com o tema do congresso, fiz uma relação entre paz e sustentabilidade, trazendo a refexão sobre como caminhar para uma cultura de paz e sustentar a vida nas cidades utilizando com parcimônia, respeito e inteligência os recursos disponíveis”, afirmou Pinheiro.

Além disso, Pinheiro apresentou o observatório ao coordenador nacional da “Red Cómo Vamos”, Luiz Sáenz. A iniciativa busca a percepção dos cidadãos acerca da qualidade de vida nas cidades. “Eles ficaram muito interessados no nosso banco de soluções, porque eles fazem todo esse levantamento, mas não oferecem soluções”, afirmou.A técnica se reuniu, ainda, com o vice-reitor da Universidade Nacional da Colômbia, Jaime Rodriguez e com o coordenador do curso de Gestão Ambiental da mesma universidade para apresentar o Oics. Outro contato realizado foi com o Centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para America Latina e Caribe, que está construindo um índice de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a América Latina. 

O CITinova conta com o financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e tem como agência implementadora a ONU Meio Ambiente. São parceiros coexecutores a Sema/DF, o Programa Cidades Sustentáveis, o Porto Digital, a Agência Recife de Inovação (Aries) e o CGEE. A plataforma do Oics, que está em processo de construção, pode ser acessada por meio deste link.