Notícias

Voltar

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é pauta de webinar do Urban By Nature

Cidades sustentáveis

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é pauta de webinar do Urban By Nature

O programa Urban By Nature, do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade realiza, nesta segunda-feira (23), o 3º Webinar sobre Soluções Baseadas na Natureza (SBN). As técnicas especializadas do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) Monique Pinheiro e Raiza Fraga são palestrantes do evento e responsáveis por apresentar, na ocasião, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). 

O tema dessa edição do webinar é o questionamento “Como as cidades podem desenvolver indicadores para avaliar os impactos de soluções baseadas na natureza?”. No âmbito dessa discussão, o Oics é apresentado como uma plataforma virtual que visa a mapear e divulgar soluções inovadoras de sustentabilidade para desafios urbanos, contextualizadas ao território nacional. 

O Observatório é desenvolvido por meio do projeto CITinova – Planejamento integrado e tecnologias para cidades sustentáveis, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês] e pela gestão da ONU Meio Ambiente.Além do CGEE, são parceiros da iniciativa o Instituto Cidades Sustentáveis, a Agência Recife de Inovação (Aries), o Porto Digital e a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF). 

Além das técnicas do Centro, serão palestrantes do webinar: a diretora do Campus de Especialização em Sustentabilidade da Universidade da Corunha, Adina Dumitru; a gerente de Planejamento Territorial – Pesquisa e Desenvolvimento do Conselho da Cidade de Glasgow, Gillian Dick; a responsável pelo projeto Connecting Naturede Glasgow, Laura Mowat; e a subsecretária de Gestão Ambiental Territorial da Sema/DF, Maria Silvia Rossi.

Webinar e programa Urban by Nature

O webinar compõe as atividades previstas pelo Urban By Nature, o programa global para pioneiros da natureza. Essa iniciativa, por sua vez, faz parte do projeto Connecting Nature, uma cooperação entre diversos países em prol da implementação, em ambientes urbanos, de iniciativas baseadas na natureza.

A webconferência visa a promover debates sobre estruturas de avaliação de impacto para SBN; evidências da eficácia dessas soluções; seleção de indicadores; e alinhar o monitoramento e avaliação das SBN com os esforços das cidades para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).