Notícias

Voltar

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é pauta durante Seminário de Pesquisa em Design, no Chile

Oics

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é pauta durante Seminário de Pesquisa em Design, no Chile

O coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marco Lobo, apresenta a iniciativa no Seminário de Pesquisa em Design (SID, na sigla em espanhol), em Concepción, no Chile. O evento, realizado nestes dias 7 e 8 de novembro, é promovido pela Universidade de Bío-Bío e pelo Grupo de Pesquisa em Design. 

O objetivo do encontro é estimular a promoção e o desenvolvimento de pesquisas em design, além de colaborações entre os participantes. A programação reúne, principalmente, especialistas da região latino-americana. De acordo com Lobo, a região chilena é um ponto estratégico para a ocasião. “Concepción é uma cidade altamente industrial e que preza pela inovação e pelo design. A visão urbana no Chile é muito importante”, aponta. 

Nesse sentido, a apresentação do observatório, que é desenvolvido no âmbito do Projeto CITinova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), visa a contribuir com as discussões relacionadas à inovação. O coordenador da iniciativa, que também é designer, busca trocar experiências com os participantes do evento para ampliar a rede de parceiros do Oics. 

“A ideia é que comecemos a construir uma rede latino-americana de inovação para cidades sustentáveis, porque a realidade é muito próxima. Dessa rede, o observatório deve receber e repassar informações, valorizando a importância da inovação para a sustentabilidade voltada aos espaços urbanos”. 

Estruturado em uma plataforma virtual, o Oics tem como objetivo mapear e divulgar soluções urbanas sustentáveis e inovadoras, contextualizadas ao território brasileiro, por meio de tipologias de cidades-regiões. Segundo o coordenador do Oics, um dos próximos passos no desenvolvimento do observatório é a implementação de uma categoria de design, para contribuir com o seu banco de soluções.