Notícias

Voltar

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis tem versão preliminar apresentada em encontro global

Cidades sustentáveis

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis tem versão preliminar apresentada em encontro global

O Programa Cidades Sustentáveis, a Plataforma Global para Cidades Sustentáveis e a Prefeitura de São Paulo realizam, de 16 a 20 de setembro, em São Paulo (SP), o evento Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis. O objetivo é oportunizar debates sobre desafios e soluções para a promoção da sustentabilidade. A programação conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês]. 

 O evento integra o 3º Encontro Global da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional para Cidades Sustentáveis. Uma das pautas da programação é a apresentação de uma versão preliminar do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics). O projeto está em desenvolvimento pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no âmbito do projeto CITinova - Planejamento integrado e tecnologias para cidades sustentáveis, realizado pelo MCTIC.

 Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

 O Oics consiste em uma plataforma virtual dedicada ao mapeamento e divulgação de soluções para ambientes urbanos, contextualizadas ao território nacional por meio de tipologias de cidades-região. Essa esquematização é fundamentada em seis temas, que são: água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza. Cada um desses temas será vinculado a dez soluções, que serão concebidas como produtos, processos, governanças e planos de comunicação.

 O objetivo da iniciativa é promover a transição urbana rumo à sustentabilidade. Dessa forma, o observatório busca divulgar soluções urbanas e popularizar esse conhecimento, tendo em vista uma visão de futuro de cidades sustentáveis e a promoção do planejamento urbano integrado. Não só gestores governamentais, membros da academia e do setor privado fazem parte do público do projeto, mas também todo cidadão interessado na temática. 

 O projeto CITinova conta com o financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês] e da gestão da ONU Meio Ambiente; e com a parceria do CGEE, do Instituto Cidades Sustentáveis, da Agência Recife de Inovação (Aries), do Porto Digital e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF). 

 Conheça a plataforma pelo site: www.oics.cgee.org.br.

 Para conferir a programação do evento Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, acesse:https://bit.ly/2mlmwZ8