Notícias

Voltar

Observatório do CGEE monitora tecnologias de interesse para o setor espacial

Tecnologia

Observatório do CGEE monitora tecnologias de interesse para o setor espacial

Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e a evolução de tecnologias que tenham potencial de ser aplicadas à área espacial e proporcionar informações e dados sobre essas tecnologias, de forma a identificar tendências e oportunidades, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) desenvolve o projeto Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE).

Essa iniciativa tem o potencial de apoiar as atividades ligadas ao Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae) no que diz respeito ao processo de gerenciamento tecnológico do Programa Espacial Brasileiro (PEB). "É provável que algumas das ideias e sugestões geradas pelo OTE possam ser incorporadas ao PEB no âmbito da construção da nova Política Nacional do Espaço, coordenada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) ", afirma o coordenador do OTE, Thyrso Villela.

O projeto desenvolveu uma série de atividades nos últimos anos, como a publicação de boletins semestrais e da série “Documentos Estratégicos para o Setor Espacial”. O OTE mantém um banco de dados sobre CubeSats, que é constantemente atualizado e está entre os mais completos em âmbito internacional. Foram recolhidas e disponibilizadas informações sobre todos os 1,4 mil CubeSats lançados no mundo até janeiro deste ano. Os CubeSats são satélites de pequeno porte construídos a partir de unidades básicas constituídas por cubos com aresta de 10 cm. Essas unidades (U) podem ser agrupadas para formar artefatos maiores compostos por duas unidades (2U), três (3U), etc.

Além disso o OTE ofereceu, de forma inovadora, soluções tecnológicas pragmáticas para o setor espacial como os projetos de um CubeSat capaz de fornecer imagens do território brasileiro nas faixas do visível e do infravermelho de ondas curtas (projeto Brisa - Brazilian Imager for SWIR - do inglês short-wavelength infrared, ou infravermelho de ondas curtas, em português - Applications), de um veículo lançador de microssatélites (projeto Vento – Veículo Nacional para Transporte Orbital), de um sistema de propulsão elétrica para satélites de pequeno porte (projeto Sopro – Sistema Orbital de Propulsão); e, recentemente, de um sistema de telecomunicações por CubeSats.