Notícias

Voltar

Observatório do CGEE reúne especialistas para discutir Cidades Sustentáveis

Cidades Sustentáveis

Observatório do CGEE reúne especialistas para discutir Cidades Sustentáveis

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, nos dias 18 e 19, em Brasília (DF), os workshops “Desafios e cocriação de soluções para o ambiente urbano” e “Caminhos de uso de indicadores para a elaboração de tipologias de cidades”. 

O primeiro evento teve como objetivo a elaboração conjunta de soluções para o ambiente urbano. Durante a programação foi debatido, ainda, como essas medidas, quando mapeadas, devem ser disponibilizadas para o usuário da plataforma Oics. No segundo dia, o objetivo principal foi discutir o uso de indicadores que possibilitem identificar a aplicabilidade das soluções no Brasil, para a elaboração de tipologias de cidades. 

A diretora do Centro, Regina Silvério, abriu o primeiro workshop apresentando o Oics aos convidados. “A ideia é vocês tomarem conhecimento do que já foi produzido. Nós iniciamos o projeto em junho do ano passado e, apesar de pouco tempo trabalhando, já conseguimos avanços na questão de indicadores”, destacou Silvério.

O coordenador do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Daniel Chang, lembrou que o Oics é uma iniciativa no âmbito de uma parceria do ministério com o Centro e com outros colaboradores, como o Governo do Distrito Federal (GDF), a prefeitura de Recife (PE), o Programa Cidades Sustentáveis da Rede Nossa São Paulo e a ONU Meio Ambiente. 

“O observatório foi algo que desenhamos pensando, exatamente, em como podemos melhor aproveitar o conhecimento que temos em inovação para promover cidades mais sustentáveis”, afirmou Chang.

Na data de abertura do workshop,foi realizada uma dinâmica de campo em pontos estratégicos de Brasília. A atividade permitiu aos participantes apontarem e criarem, conjuntamente, soluções urbanas a partir da observação da cidade. No segundo dia, os focos das discussões foram indicadores e tipologias de cidades, tópicos que orientam o projeto.

Representantes de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); o Local Governments for Sustainability (Iclei); o Ministério do Meio Ambiente (MMA); o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ); o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR); e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) estiveram presentes no encontro, além das citadas anteriormente.

O observatório faz parte do projeto GEF-6: Promovendo cidades sustentáveis no Brasil por meio de planejamento urbano integrado e do investimento em tecnologias inovadoras. A iniciativa do Centro constitui uma plataforma virtual que visa monitorar, organizar e exibir os conteúdos relacionados às soluções de sustentabilidade urbana inovadoras, contextualizadas ao território nacional.