Notícias

Voltar

Observatório do MCTIC e do CGEE é pauta em painel no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB

Oics

Observatório do MCTIC e do CGEE é pauta em painel no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB

O Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) promove, nos dias 14 e 15 de outubro, em sua sede, o evento “Inovação em segurança alimentar urbana à luz do ODS 11 da Agenda 2030”. O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), será um dos temas do evento. A iniciativa integra o Projeto CITInova, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Entre os organizadores, estão o CDS e o Núcleo de Agroecologia da UnB, com apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Circuito Urbano 2019.

São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU na Agenda 2030, plano de ação adotado por diversos países para fomentar a sustentabilidade. O 11º, que compõe o tema central do evento, abrange  a questão de cidades e comunidades sustentáveis. Alinhado a esse tópico, o Oics tem como objetivo  promover a transição urbana rumo à sustentabilidade, por meio da popularização do conhecimento nessa área.

Participam do evento, ainda, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA) Pé na Terra; e do Movimento Nossa Brasília. Além disso, as mesas de debate contam com contribuições do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Ministério da Economia (ME).

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O coordenador do Oics pelo CGEE, Marco Lobo, apresentará o observatório durante a mesa sobre práticas inovadoras, no primeiro dia de debates. A iniciativa consiste em uma plataforma virtual que visa a mapear e divulgar soluções urbanas, contextualizadas ao território brasileiro. Todo cidadão interessado na temática faz parte do público do projeto, incluindo membros da academia e dos setores público e privado. 

O observatório integra o Projeto CITInova - Planejamento integrado e tecnologias para cidades sustentáveis do MCTIC. A ação conta com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente [GEF, na sigla em inglês] e da gestão da ONU Meio Ambiente; e com a parceria do CGEE, do Programa Cidades Sustentáveis, da Agência Recife de Inovação (Aries), do Porto Digital e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF). 

A plataforma pode ser acessada neste link.

As inscrições para o “Inovação em segurança alimentar urbana à luz do ODS 11 da Agenda 2030” estão disponíveis no endereço: https://is.gd/xh0qJn