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Observatório em CT&I

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Observatório em CT&I

O CGEE acaba de lançar o primeiro produto do "Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI)”. A área de energia foi escolhida como a primeira para ser monitorada pelo projeto. Para apresentar esse resultado, foi feito um exercício de identificação de sinais promissores no setor, desconsiderando a temática óleo e gás.

O ponto de partida para o desenvolvimento do sumário executivo dessa ação foi o resultado de um trabalho realizado em parceria com a empresa Córtex Intelligence, onde 130 tendências e sinais emergentes foram identificados. Os resultados da parceria foram apresentados no Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP) 2013 Latin American Summit, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de outubro, em São Paulo (SP).

No processo de análise, a área de energia eólica, que compreendia cinco sinais emergentes, dentre os 130 identificados, foi definida pelo CGEE como de interesse para um aprofundamento e monitoramento inicial. Em seguida, foram realizadas pesquisas e entrevistas com diversos atores do sistema para identificar os principais desafios e oportunidades da área relacionado à CTI. Essas informações foram a base para a construção do sumário executivo, que já está servindo de input para outro projeto sobre o tema iniciado pelo Centro.

O objetivo do observatório é gerar inteligência antecipatória estratégica para uma melhor compreensão das transformações futuras relevantes para as ações e políticas do setor de CTI.

“O foco é o monitoramento de tendências e de sinais emergentes, visando a identificação de desafios e oportunidades que podem exigir intervenções políticas de longo prazo”, afirma o coordenador da iniciativa, Cristiano Cagnin.

Para 2014, a área espacial foi selecionada como piloto para a função de monitoramento de tecnologias. Essas incluem o desenvolvimento de aspectos metodológicos que possam ser adaptados a outros setores e que possam se tornar objeto de estudos futuros desenvolvidos pelo observatório.

A ação pode ser acessada neste link. http://www.cgee.org.br/atividades/redirect/8495



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