Notícias

Voltar

OCTI apresenta artigo na 26th International Conference on Science, Technology and Innovation Indicators

OCTI

OCTI apresenta artigo na 26th International Conference on Science, Technology and Innovation Indicators

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) apresentou um artigo na 26th International Conference on Science, Technology and Innovation Indicators (STI 2022). O evento foi realizado de 7 a 9 de setembro, na Universidade de Granada, na Espanha. O projeto foi representado no evento por assessores técnicos que integram a equipe do observatório. 

O artigo, denominado “Mapping and monitoring regional inequalities in Brazil with the ST&I Geography Indicators of the ST&I Observatory”, foi submetido na sessão “Responsible use of indicators” da chamada “Indicators of Science & Technology”. 

A conferência STI é um evento anual organizado pela Rede de Designers de Indicadores da Europa (European Network of Indicator Designers - ENID). Durante a programação, foram discutidas as novas questões e os desafios que surgiram em relação aos indicadores de CT&I. Os resultados de trabalhos realizados nos últimos anos sobre a forma como os indicadores de ciência, tecnologia e inovação são utilizados na relação dos atores sociais com a ciência e a tecnologia também foram apresentados.

 

Agenda

Além da participação e apresentação do artigo na STI 2022, a equipe do Octi realizou visitas a instituições congêneres na cidade espanhola, com o objetivo de obter uma troca de conhecimento e divulgar o trabalho realizado pelo projeto. A ideia foi contribuir com o fortalecimento da cooperação internacional do CGEE. O roteiro incluiu o Ministério da Ciência e Inovação, o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Projeto Parlamento 2030 e o Instituto IMDEA Agua. 

De acordo com o assessor técnico do CGEE responsável pelo eixo de Panoramas do observatório, houve uma grande troca de informação e de metodologias que podem auxiliar nas agendas de panoramas e indicadores do Octi, o que viabiliza o desenho de novos mapeamentos científicos de cooperação internacional. A assessora técnica do CGEE responsável pelo eixo de Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil destaca que isso é uma ótima oportunidade para explorar possíveis parcerias e conhecer novas iniciativas que podem trazer insumos para a atuação do observatório. 

Durante as interações, a equipe obteve, ainda, informações sobre o modelo de interação entre empresas e universidades em parques tecnológicos espanhóis e participou de eventos, em Granada, onde teve a oportunidade de conhecer diretores e representantes de diversos institutos de ciência, tecnologia e inovação.