Notícias

Voltar

Octi atualiza os Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil

Observatório

Octi atualiza os Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) acaba de adicionar uma nova dimensão aos seus Indicadores da Geografia da CT&I: o grau de endogenia de Mestres e Doutores. O conteúdo pode ser acessado neste link. 

O observatório realiza monitoramentos contínuos de indicadores, buscando obter, sistematizar e divulgar informações atualizadas e de acordo com metodologias de cálculo estatístico que permitem a geração de dados confiáveis sobre os Sistemas de CT&I brasileiros. Nesse contexto, o Octi lançou, em 2021, um conjunto de 18 Indicadores da Geografia da CT&I no Brasil, disponibilizando mapeamentos dos potenciais e problemas enfrentados pelos estados e regiões brasileiras, ao abordar questões como financiamento, dispêndio em P&D, cooperação, inovação nas empresas, formação e emprego de mestres e doutores. 

Ao seguir a proposta de atualizar e inovar constantemente nas suas ações de monitoramento de indicadores, o Octi adicionou uma nova dimensão nos Indicadores da Geografia da CT&I: o grau de endogenia de Mestres e Doutores. Foram incluídos dois novos indicadores que buscam retratar a capacidade dos estados em reter os recursos humanos formados em postos de trabalho dentro da própria unidade federativa. 

Os indicadores estão disponíveis para todos os estados, o Distrito Federal e as regiões do país para o ano de 2017. Eles foram calculados a partir do cruzamento de dados entre a Plataforma Sucupira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério da Economia. 

A apresentação desses dados é mais um fruto da parceria entre o Octi e o portal de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação (RHCTI), ambos estruturados pelo CGEE.

Sobre o Octi - O Octi tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de CT&I no contexto brasileiro e mundial, identificando desafios e oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de políticas e programas nessas áreas. O observatório desenvolve um trabalho minucioso e com técnicas de pesquisa sofisticadas e atuais, buscando saber como está a ciência brasileira e para onde vai.