Notícias

Voltar

OCTI e Universidade de Granada fecham parceria internacional estratégica

Institucional

OCTI e Universidade de Granada fecham parceria internacional estratégica

Considerando o contexto de rápida globalização, a necessidade de respostas de abordagem internacional e o entendimento de que estudos e pesquisas em diversas áreas devem ser reforçados por ações de cooperação, o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Universidade de Granada (UGR) fecharam, no dia 19 de maio, um acordo de cooperação científica e técnica, marcando assim a primeira parceria internacional do Observatório.

Esse acordo representa um marco significativo para o OCTI e a UGR, pois abre caminho para a introdução de métodos inovadores de monitoramento em CT&I. O assessor do Centro, Marcelo Paiva, destaca a importância desse acordo. "O acordo de cooperação poderá introduzir novos métodos de monitoramento em CT&I, abrangendo práticas internacionais ainda mais inovadoras. A ideia é que a interação entre Granada e o Octi possa fornecer novos insights sobre a relação entre patentes e produção científica e também agregar novos instrumentos para prospectar parcerias científicas entre diferentes países."

O professor Manuel Jesús Cobo Martín, do Departamento de Ciência da Computação e Inteligência Artificial da Universidade de Granada, expressou seu contentamento. "É um prazer ter assinado este acordo de colaboração, que nos permitirá avançar juntos rumo a uma melhor compreensão do sistema científico brasileiro, espanhol e internacional." 

A parceria entre o Octi e a Universidade de Granada é um importante passo em direção ao fortalecimento da colaboração científica e tecnológica internacional e um compromisso mútuo de promover a cooperação científica e o intercâmbio de conhecimentos entre nossas instituições.  

Octi na Espanha

O Octi também teve uma participação na 26ª edição da International Conference on Science, Technology and Innovation Indicators (STI 2022), realizada na UGR, na Espanha, de 7 a 9 de setembro do ano passado. Na ocasião, o observatório apresentou o artigo intitulado "Mapping and monitoring regional inequalities in Brazil with the ST&I Geography Indicators of the ST&I Observatory". Esse evento reforçou ainda mais a relevância dessa parceria para o avanço do conhecimento científico e tecnológico.