Notícias

Voltar

Octi participa de reunião em Rondônia como parte do Projeto Amazônia+10

Amazônia+10

Octi participa de reunião em Rondônia como parte do Projeto Amazônia+10

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) deu continuidade, nesta semana, à agenda da instituição junto à Iniciativa Amazônia+10. Hoje (09), a equipe responsável pelo projeto no Centro participou de uma reunião com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Avenilsom Trindade. Ontem (08), os assessores técnicos da Casa realizaram visitas técnicas a diversas organizações de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Os encontros contaram com a presença de atores locais, como a Fundação de Amparo à Pesquisa de Rondônia (Fapero). 

Os eventos fazem parte da contribuição do CGEE ao Amazônia+10, programa de desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação criado em 2021 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A iniciativa conta com a parceria dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap). Ao todo, a Fapesp investirá R$100 milhões no programa nos próximos cinco anos. A expectativa é que esses recursos atinjam a marca de R$ 500 milhões com a adesão de governos, empresas e organizações sociais.

Por demanda do Consecti e do Confap, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) solicitou ao CGEE a realização de um estudo para atualizar contribuições anteriores sobre as estratégias de CT&I para a Amazônia Legal, assim como levantar demandas de projetos prioritários de pesquisa e inovação na região. 

O Centro desenvolverá metodologias para o levantamento dessas demandas, a definição de estratégias, seleção de prioridades temáticas e organização de carteiras de projetos de pesquisa e inovação, em articulação com os estados da Amazônia Legal. O objetivo é apoiar o desenho de agendas estaduais e setoriais, além da preparação e gestão de uma plataforma eletrônica de projetos estratégicos em temas selecionados capazes de gerar soluções efetivas com impactos robustos para o desenvolvimento da região. 

Na semana passada, a equipe do Octi ouviu as prioridades dos representantes da área de CT&I do Maranhão. Ontem e hoje, os assessores técnicos do observatório dialogaram com atores do Estado de Rondônia. "Nós estamos nos reunindo com parceiros nos Estados da Amazônia Legal para mobilizar e identificar projetos estratégicos em CT&I com potencial econômico para as demandas por soluções de problemas reais de cada estado", afirma a assessora técnica do CGEE, Denise Terrer.