Notícias

Voltar

Octi participa de webinar quinzenal do Cetem

Octi

Octi participa de webinar quinzenal do Cetem

 
Equipes do Octi e do Cetem na sede da instituição  
Foto: CGEE  

Na manhã do dia 4, a equipe do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou da palestra periódica Quartas no Cetem. Evento quinzenal realizado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), esta edição ocorreu excepcionalmente em uma quinta-feira e contou com uma apresentação institucional da equipe do observatório.

Na ocasião, a coordenadora do projeto, Adriana Badaró, falou sobre a história do CGEE e os objetivos do Octi. Sobre oportunidades captadas pelo observatório, Badaró afirmou que: “É importante para a gente entender nosso contexto e dar insumos para a gestão, para podermos construir parcerias dentro e fora [da instituição]”. 

A equipe do observatório também trouxe alguns exemplos de aplicações de suas ferramentas e metodologias. Durante a sua apresentação, Badaró abordou as convergências temáticas das unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em seguida, o assessor técnico do CGEE, Marcelo Paiva, discorreu sobre o estudo “FNDCT - CT Mineral”, mostrando dados sobre a pesquisa no tema de minerais. Por fim, a assessora técnica, Denise Terrer, falou sobre o tema gestão estratégica e a parceria do observatório com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Nacional, voltado para os Institutos Senai de Inovação.

Assista a gravação do webinar no canal do YouTube do Cetem: https://www.youtube.com/watch?v=_4Q2w_bKFFs 

Agenda no Rio de Janeiro

O Octi realizou, ainda, visitas técnicas a mais duas instituições durante sua ida à capital fluminense. Na terça-feira (2), a visita foi ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com o objetivo de consolidar uma parceria de cooperação estratégica, que promete trazer avanços significativos em CT&I. Já na sexta-feira (5), o observatório discutiu uma parceria com a Casa Firjan, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com colaborações para um estudo panorâmico sobre o estado do Rio de Janeiro e uma visão sobre a indústria local com a expertise da Casa.