Notícias

Voltar

Oficina Amazônia+10 chega a Macapá para discutir temas estratégicos da região

Amazônia+10

Oficina Amazônia+10 chega a Macapá para discutir temas estratégicos da região

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) mediará, com a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Amapá, a segunda Oficina de Trabalho da Iniciativa Amazônia +10. O evento está programado para ocorrer nos dias 19 e 20 de setembro, no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá (Senai-AP), em Macapá (AP), das 08h às 18h.

A reunião faz parte da iniciativa Amazônia+10, programa de desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação criado em 2021 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), realizado em parceria com o Consecti e o Confap. O CGEE participa do programa atendendo uma demanda do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no projeto. Esta edição conta com a colaboração da Secretaria da Ciência e Tecnologia do governo do Amapá; da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap); e do Senai-AP.

Um dos objetivos da oficina é discutir os principais desafios da região que orientarão a construção de projetos inovadores e ações a serem financiados no âmbito do Programa Amazônia+10. Entre as prioridades já estabelecidas está o desenvolvimento econômico e social sustentável da região amazônica.

A reunião contará com a participação de autoridades de entidades do meio científico e acadêmico. São elas: o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica (Iepa), André Abdon; o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg de Vilhena; o secretário da Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan de Andrade; o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Romaro Silva; e o diretor de Pós-graduação da Unifap, Fernando Medeiros. Foram convidados, ainda, representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). 

Amazônia+10

A primeira chamada de trabalhos no âmbito do Programa Amazônia+10 ocorreu em 2022, apoiando pesquisas destinadas a avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região amazônica. No total, mais de 500 pesquisadores de 20 estados brasileiros receberam financiamento.

Dando continuidade à série de oficinas, os demais estados que compõem a Amazônia Legal também terão suas prioridades temáticas definidas. A primeira oficina foi em Cuiabá (MT), nos dias 29 a 30 de agosto. Em seguida, serão anunciadas as próximas rodadas de chamadas para pesquisadores, empresas e outras iniciativas nos setores científico e de inovação.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.