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Oficina debate participação das universidades e instituições de pesquisa no desenvolvimento regional

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Oficina debate participação das universidades e instituições de pesquisa no desenvolvimento regional

Articular e mobilizar as universidades e instituições públicas de ensino e pesquisa para elas tenham um papel central no desenvolvimento regional. Esse é o objetivo de um programa nacional que será apresentado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Para iniciar o projeto, demandado pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição realizou, no dia 8, em sua sede, em Brasília (DF), uma oficina com a participação de diversos atores do setor.

A iniciativa prevê a criação de Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs) no âmbito das universidades, institutos federais e instituições públicas de pesquisa. Para debater a proposta, a oficina reuniu representantes das universidades que serão as instituições piloto dos CDRs. Além disso, também estiveram presentes o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, consultores legislativos, de representantes do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, parlamentares e assessores técnicos do CGEE.

O diretor do Centro, Antonio Carlos Filgueira Galvão, destacou a importância da proposição de um programa que coloca as universidades e instituições de pesquisa como o ambiente por excelência apto a desencadear ideias e concepções para o desenvolvimento regional.

Ele afirmou que a instituição está organizando um banco de dados sobre as iniciativas internacionais que são referência no tema. “Precisamos demandar políticas combinadas para construir respostas mais ousadas no desenvolvimento do território”, disse.  

Já o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), um dos articuladores do programa, ressaltou que essa é uma proposta estratégica para o Brasil e que o CGEE é uma instituição capacitada para propor esse tipo de programa. Ele lembrou que a questão do desenvolvimento regional nunca foi pensada como uma política de Estado. Na sua opinião, essa é uma oportunidade para apresentar o Brasil de uma forma mais moderna.

“Apenas o conhecimento transforma e ele está dentro das universidades. São 900 instituições de ensino superior e 600 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Temos aí uma inteligência extraordinária, interiorizada no país”, ressaltou.

O projeto deverá subsidiar o MEC no apoio à constituição de um programa para a criação dos CDRs nas universidades, institutos federais e instituições de ensino e pesquisa, capazes de articular atores relevantes e tomadores de decisão em prol do aumento da competitividade e sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais; da melhor apropriação social dos esforços de formação de recursos humanos; e de resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento que assegurem a melhoria da qualidade de vida das populações.

 

 



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