Notícias

Voltar

Oics lança Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza durante a Live Bioconexão Urbana

Sustentabilidade

Oics lança Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza durante a Live Bioconexão Urbana

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançará, no dia 31, o primeiro Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza. A iniciativa será apresentada na Live Bioconexão Urbana, que começa a partir das 10h, no canal do Youtube da Fundação Grupo Boticário. 

A conferência é uma oportunidade para se aprofundar no assunto e contará com a presença de diversos profissionais especialistas na área. A publicação tem como principal objetivo oferecer suporte a gestores e técnicos do poder público, apresentando os principais elementos necessários para a tomada de decisão, planejamento de estratégias e ações relativas às Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Na ocasião, será organizado um debate onde serão explicados os principais pontos da publicação, como estratégias e experiências de cidades que já aderiram ao projeto. O intuito do evento é apresentar o conteúdo inédito do catálogo, com a divulgação de seis Soluções baseadas na Natureza (SbN). 

Soluções baseadas na Natureza

As Soluções baseadas na Natureza (SbN) são ações inspiradas e apoiadas na natureza que proporcionam simultaneamente benefícios ambientais, sociais e econômicos e ajudam a construir resiliência para enfrentar os desafios relacionados a mudanças climáticas, disponibilidade de recursos, qualidade ambiental e questões socioeconômicas em escalas diferentes e interconectadas.
 
Visando oferecer suporte a gestores e técnicos do poder público quanto aos principais elementos necessários para a tomada de decisão e planejamento de estratégias e ações relativas ao tema, foi elaborado o Primeiro Catálogo Brasileiro de SbN
 
O catálogo foi elaborado pelo Oics, no âmbito do projeto CITinova, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A iniciativa conta com a parceria do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade -  (América do Sul e Europa) e o apoio da Aliança Bioconexão Urbana.
 

Aliança Bioconexão Urbana

A aliança soma esforços para desenhar soluções compartilhadas que subsidiem a elaboração de políticas públicas e  aumentem o investimento em soluções baseadas na natureza para tornar as cidades brasileiras mais resilientes aos impactos das mudanças do clima. Fazem parte da iniciativa as seguintes instituições:  Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), WRI Brasil, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), The Nature Conservancy Brasil (TNC) e Rede C40.

 
Sobre o Oics
 

O Oics, desenvolvido pelo CGEE no âmbito do projeto CITinova, consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisão estratégica para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório acesse https://oics.cgee.org.br/. 

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF).