Notícias

Voltar

Oics lança o primeiro Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza

Sustentabilidade

Oics lança o primeiro Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, ontem (31), às 10h, da live Bioconexão Urbana, iniciativa da Fundação Grupo Boticário. Confira a transmissão na íntegra por este link. Na ocasião, foi lançado o primeiro Catálogo Brasileiro de SbN, desenvolvido pelo Oics, no âmbito do projeto CITinova, em parceria com o Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade. A publicação foi apresentada pelo representante da Natorale Consultoria e já está disponível por este link.

A assessora técnica do CGEE disse que o tema é novidade, mas que também há espaço para implementar, prototipar e investir em projetos de SbN desenvolvidos no Brasil. Espera-se que as informações disponibilizadas no catálogo possam apoiar técnicos e gestores na elaboração dos projetos. O representante do Iclei América do Sul afirmou que a existência da publicação é uma virada de chave na elaboração de projetos e iniciativas voltadas ao tema. Já a representante do Iclei Europa explicou que o projeto é importante para ajudar a esclarecer os objetivos das SbN, que resolvem paralelamente diversos problemas de uma só vez.

Para exemplificar a implementação de SbNs na prática, representantes das prefeituras dos municípios de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG) discorreram sobre como se deu o processo de aplicação dessas políticas em suas respectivas cidades. Por fim, o gerente de Desenvolvimento Urbano do World Resources Institute (WRI) Brasil concluiu a programação apresentando a iniciativa “Acelerador de Soluções baseadas na Natureza em cidades”, que visa dar mentoria e capacitação a até 10 projetos urbanos de SbN em estágio inicial. As inscrições estão abertas até o dia 16 de setembro. Acesse o edital por este link. 

Sobre o Oics

O Oics, desenvolvido pelo CGEE no âmbito do projeto CITinova, consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisão estratégica para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.