Notícias

Voltar

Oics participa de debate sobre inovação

Oics

Oics participa de debate sobre inovação

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, no âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), do Seminário Nacional NTU 2021, realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). O webinário, que teve como tema "O novo transporte público coletivo," contou também com a Lat.Bus Transpúblico, Feira Latino-Americana do Transporte.

O CGEE fez parte do painel “Engajamento para potencializar a inovação”. O debate foi  mediado pela vice-presidente do Conselho de Inovação da NTU, Luciana Herszkowicz,  abriu a programação explicando como deve acontecer o processo de inovação. "Quando abordamos o tema, não necessariamente falamos de tecnologia. Precisamos de um processo inovador, que envolva o ecossistema como um todo", afirmou. 

O líder do projeto Oics, Marco Lobo, explicou como o observatório atua no processo de inovação para a mobilização urbana. “O sistema de inovação pode ser criado por meio das empresas, gestão pública e universidades para que, assim, possamos analisar e melhorar a mobilidade urbana," destacou. 

Na ocasião, Lobo ressaltou que a atuação do Oics está se moldando aos padrões da pandemia, com a criação das missões técnicas virtuais. “Como não podemos ir lá, presencialmente, ver uma solução  inovadora e sustentável, nós mapeamos a cidade, registramos e ao vivo fazemos entrevistas sobre as soluções implantadas,” disse. 

 

Sobre o Oics

O Oics, desenvolvido pelo CGEE no âmbito do projeto CITinova, consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa  surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.