Notícias

Voltar

OTE: O artigo “Towards the Thousandth CubeSat: A Statistical Overview” alcança 150 citações

Tecnologia

OTE: O artigo “Towards the Thousandth CubeSat: A Statistical Overview” alcança 150 citações

O Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) possui um dos bancos de dados sobre CubeSats mais completos do mundo, sendo o único no Brasil sobre o tema. A iniciativa foi tema do artigo "Towards the Thousandth CubeSat: A Statistical Overview", publicado no International Journal of Aerospace Engineering. 

O documento foi publicado em janeiro de 2019 e tem repercussão internacional até hoje. Na semana passada, o estudo foi citado pela centésima quinquagésima vez, de acordo com o Google Scholar. Para a equipe do OTE, o número de citações alcançadas representa a boa repercussão desse trabalho. 

O banco de dados do OTE é constantemente atualizado. Para organizá-lo, foram recolhidas e disponibilizadas informações sobre todos os CubeSats lançados no mundo.  Esses artefatos são satélites de pequeno porte construídos a partir de unidades básicas constituídas por cubos com aresta de 10 cm. Essas unidades (U) podem ser agrupadas para formar artefatos maiores compostos por duas unidades (2U), três (3U), etc.

O levantamento produzido pelo OTE traz informações detalhadas sobre os CubeSats como o objetivo das missões, os contratantes, as tecnologias acopladas e as órbitas. Segundo o observatório, hoje a maior utilização desse produto é no sensoriamento remoto da Terra e com ampla aplicabilidade, também, em telecomunicações e defesa.

Sobre o OTE: O Observatório de Tecnologias Espaciais tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à área espacial e fornecer soluções tecnológicas pragmáticas para o setor espacial brasileiro.

A íntegra do artigo pode ser acessada neste link.