Notícias

Voltar

Padrões de Crescimento

Workshop

Padrões de Crescimento

Durante os dias 9 e 10 de setembro, cerca de 30 especialistas se reuniram para discutir os atuais direcionamentos do estudo Padrões de Crescimento, Investimento e Inovação, produzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

No total, foram apresentadas conclusões no tema para 14 países da América Latina e Ásia: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, China, Coréia do Sul, Filipinas, Índia, Indonésia, Tailândia e Rússia. Por meio de um acompanhamento detalhado dos padrões de desenvolvimento de cada país ao longo dos últimos 50 anos, o estudo pretende se tornar um repositório de conhecimento agregado em território brasileiro sobre esses grandes sócios comerciais - atuais e futuros - do país.

Para a realização do estudo, cada país recebeu a atenção de um consultor diferente, convidado pelo CGEE. Por exemplo, sobre a Índia, identificou-se que o país possui vantagens farmacêuticas competitivas já emergentes, contudo as fragilidades são em infraestrutura, inclusão social e a preocupação com o meio ambiente”. Já sobre a China, dados de crescimento econômico foram apresentados, como, de 1992 a 1993, o salto de cerca de 100 milhões para 300 milhões de dólares de investimento direto estrangeiro, que condizia com a abertura externa realizada pelo governo na época.

O resultado do estudo, já concluído, se tornará uma publicação do CGEE.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.