Notícias

Voltar

Palestra sobre eficiência energética

REVOLUÇÃO VERDE

Palestra sobre eficiência energética

No dia 10 deste mês, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) recebeu o físico-químico e diretor de projetos da companhia Carbon Trust, David Vincent, para debater o tema “A Revolução Verde no Reino Unido: o papel da Carbon Trust na agenda de eficiência energética, energias renováveis e tecnologias de baixo carbono”. Vincent também é sócio honorário da Chartered Institution of Building Services Engineers e membro de diversos comitês consultivos voltados para a aceleração da transição para uma economia de baixa emissão de carbono.

A britânica Carbon Trust (CT), criada em 2001, tem participado ativamente na transição para esta nova economia, poupando o uso de recursos energéticos de empresas e setores públicos britânicos. No intuito de trocar experiências, Vincent falou sobre as atividades da companhia, abordando também o contexto global do clima e políticas de energia. O diretor da CT afirmou que a mudança climática acontece agora, e por isso há a necessidade de ações de porte mundial para tolerar os impactos e se adaptar às mudanças enfrentadas. Para tanto, segundo ele, precisa-se da mobilização de governos e setores privados, em igual proporção.

Grande parte dos estudos produzidos pelo CGEE relacionam-se a tecnologias de baixa emissão de carbono, como “Química Verde”, “Bioetanol Combustível: uma oportunidade para o Brasil”, “Biocombustíveis Aeronáuticos” e “Hidrogênio energético no Brasil”. Essas iniciativas provêm do entendimento de que faz-se necessário encontrar novas maneiras de implementar a competitividade do Brasil, com foco no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. Ainda este ano, o Centro publicará mais dois estudos, “Eficiência Energética: subsídios a elaboração e implementação do Plano Nacional de Eficiência Energética” e "Eficiência Energética: avanços no Brasil e sugestões para o desenvolvimento". O primeiro estudo deverá oferecer subsídios para que o governo desenvolva ações em políticas energéticas no segmento. Já o segundo estudo procurou fazer um levantamento que contextualizasse a situação brasileira em eficiência energética atualmente, identificando oportunidades e desafios.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.

Conteúdos mais visualizados Conteúdos mais visualizados

Voltar

Finep encerra seminários sobre neoindustrialização e faz balanço positivo de debates transversais

5CNCTI

Finep encerra seminários sobre neoindustrialização e faz balanço positivo de debates transversais

 
Pariticipantes durante a última edição da série de seminários  
Foto: Finep/Divulgação  

A sétima e última edição da série de 12 seminários sobre o tema da “Neoindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas” foi realizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), nesta terça-feira (28). Na ocasião, foi debatida a "segurança alimentar'.

Segundo o assessor da Finep, Edward Madureira, a agricultura familiar tem grande potencial de geração de renda e combate à fome e à desigualdade, principalmente para corrigir as assimetrias regionais, além de evitar o fluxo migratório do campo e das pequenas cidades para os grandes centros.

“Para isso, são necessárias medidas estruturantes urgentes, que passam por mudanças no ambiente regulatório, como a regulamentação da produção e o uso de bioinsumos e remineralizadores de solo e a simplificação dos processos de registro e certificação de produtos; a implementação de um sistema robusto de previsão climática e ambiental e do Plano Nacional de Fertilizantes, além de um forte programa de assistência técnica e extensão rural, aliado à ampliação de acesso ao crédito e apoio ao desenvolvimento, difusão e fabricação de máquinas e implementos voltados para esse tipo de agricultura”, afirmou Madureira.

Com esta discussão, a Finep encerrou o ciclo iniciado em 19 de dezembro de 2023, criado com o objetivo de fornecer subsídios aos debates da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), que acontecerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília (DF). Os encontros somaram 30 horas de discussões que serão disponibilizadas, na íntegra, no site da da agência de fomento para consulta dos interessados. Os seminários atingiram a marca de 3.252 visualizações e um público presente, estimado, até o encontro de 23/2, em 2.400 pessoas, com a presença de atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e de autoridades dos 26 estados da Federação e do Distrito Federal. 

A sessão de encerramento teve o tema a “Integração entre as Diretrizes da Política de CT&I e da Neoindustriaização, Perspectivas e Desdobramentos”. O presidente da Finep, Celso Pansera, ressaltou a importância da 5CNCTI “por trazer a discussão sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação para as novas bases da política industrial brasileira e o tema da neoindustrialização de forma transversal, ouvindo os diversos atores que compõem esse cenário”.

O chefe de gabinete da Finep, Fernando Peregrino, ao final anunciou a criação de um grupo permanente, via WhatsApp, para dar continuidade às discussões e contribuições para o tema da Neoindustrialização e da Nova Política Industrial, de forma a fazer da Finep um hub do Conhecimento.

(Com informações da Finep)