Notícias

Voltar

Papel da Finep é debatido por gestores durante ciclo de seminários do MCTIC

Finep

Papel da Finep é debatido por gestores durante ciclo de seminários do MCTIC

Uma história de sucesso marcada por uma contribuição muito positiva ao desenvolvimento do país. Dessa forma, a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) foi definida por um grupo de gestores da área de CT&I, durante seminário realizado, ontem (26), em Brasília (DF), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento faz parte de um ciclo de debates organizado pela pasta. 

Pela financiadora, participaram o analista da presidência da financiadora, Fernando de Nielander Ribeiro, e o assessor Newton Hamatsu. A mesa contou, ainda, com a presença do presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio Miranda, e do secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino.  

Os participantes foram unânimes ao destacar a importância da Finep para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A trajetória de sucesso da financiadora foi relatada por Fernando Ribeiro, que falou sobre a atuação da empresa ao longo de 50 anos. Para isso, ele pontuou diferentes momentos e marcos da agência. Ao todo, foram mais de 30 mil projetos que receberam apoio da financiadora ao longo da sua história.  

Durante o seminário, o presidente do CGEE, Marcio Miranda, lembrou da contribuição da financiadora para a criação do Centro, no início dos anos 2000. O Centro foi pensado no contexto do surgimento dos fundos setoriais e do consequente aumento na escala de recursos para o SNCTI. “Dessa forma, o próprio Sistema considerou a criação de uma instituição que pudesse apoiar a tomada de decisão no que diz respeito à escolha e alocação de recursos para projetos”, afirmou. 

Ao relembrar a trajetória de sucesso da Finep, Miranda destacou as diversas parcerias firmadas pelo Centro com a financiadora. Entre elas, a avaliação do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) e a avaliação inicial da implantação da Subvenção Econômica. 

Na ocasião, o diretor de Gestão Estratégica do MCTIC, Johnny Santos, ressaltou a importância da Finep para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A empresa desempenha um papel muito relavante nessa interação entre instituições de pesquisa e empresas. Para nós, é uma satisfação estar aqui hoje entendendo um pouco mais da atuação da financiadora”, disse. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.