Notícias

Voltar

Parceria pela Sustentabilidade das Cidades Brasileiras: CGEE e CDP promovem webinar

Oics

Parceria pela Sustentabilidade das Cidades Brasileiras: CGEE e CDP promovem webinar

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, ontem (22), em parceria com a organização Carbon Disclosure Project (CDP), um webinar sobre a sustentabilidade das cidades brasileiras. A iniciativa é uma ação do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), desenvolvido pelo Centro no âmbito do CITinova, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Durante o encontro, foi celebrado um acordo de cooperação técnica entre o CDP e o CGEE.

Na abertura do evento, a diretora do CGEE, Regina Silverio, destacou que a sustentabilidade é um tema importante não só para o futuro, mas também na questão de competitividade entre as empresas, que precisam adaptar e atualizar as suas atividades de maneira mais sustentável. "A preocupação que o CGEE e o CDP têm é de trazer subsídios e informações que possam auxiliar os tomadores de decisão, tanto na hora de desenhar políticas públicas quanto na hora de fazer investimentos privados, olhando a questão do impacto ambiental", afirmou. 

O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema de divulgação de dados relacionados às mudanças climáticas, impulsionando investidores, empresas e governos a reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa, assegurar recursos hídricos e proteger florestas. A diretora-executiva da instituição, Rebeca Lima, afirmou que o CDP visa promover uma economia global sustentável, que funcione tanto para as pessoas quanto para o planeta.

O Oics consiste em uma plataforma virtual que monitora, organiza e exibe soluções sustentáveis e inovadoras contextualizadas ao território nacional. O líder do observatório, Marco Lobo, declarou que a parceria entre o CDP e o CGEE visa fortalecer o trabalho das duas instituições na promoção da sustentabilidade nas cidades brasileiras. “Não tem outra maneira de pensarmos o futuro a não ser juntos”, ressaltou. 

As propostas mapeadas pelo Oics são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa  surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.

O webinar está disponível, na íntegra, no canal do CGEE no YouTube. Para assistir, clique aqui