Notícias

Voltar

Participação na SBPC

CGEE

Participação na SBPC

A 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na semana passada, reuniu cientistas, estudantes e pesquisadores de diversas áreas em conferências, simpósios, mesas-redondas, debates, sessões especiais, minicursos e apresentações de trabalhos científicos. Todos os anos, o CGEE participa da reunião, que desta vez aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Para esta edição, o Centro preparou atividades especiais direcionadas para o tema do evento, Ciências do Mar: herança para o futuro.

A grande atração do estande do Centro este ano foi a maquete do Navio de Pesquisa Oceanográfico Brasileiro,

Comandante Teixeira, líder do Projeto de Concepção
do navio oceanográfico brasileiro, explica detalhes
da maquete para visitantes no estande do CGEE

visitado diariamente por centenas de estudantes universitários, secundaristas, famílias, professores e especialistas. Além disso, o estande contou com um jogo interativo especialmente desenvolvido para a ocasião - o Quiz CGEE Mar, onde os visitantes podiam testar seus conhecimentos sobre o tema.
 

Durante a semana, a maquete do Navio Oceanográfico de Pesquisa foi visitada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O projeto de concepção do navio foi coordenado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), e desenvolvido pela Empresa de Projetos Navios (Emgepron) e pelo Centro de Projetos de Navios (CPN), da Marinha. O Comandante e assessor técnico do CGEE, Antônio José Teixeira, apresentou o navio às duas autoridades, que manifestaram interesse em concretizar o projeto, orçado em 80 milhões de dólares. "O valor pode parecer elevado, mas construir um navio integralmente no país é fixar competências, produzir conhecimento", ressaltou Teixeira em bate-papo com estudantes, no espaço de convivência da Expotec, na SBPC.

A participação do CGEE na 62ª Reunião Anual da SBPC não se limitou ao estande. Especialistas e consultores do Centro estiveram presentes em quatro conferências: A qualidade de vida das comunidades pesqueiras (Fernanda Sobral); Absorção e mobilidade dos doutores (Antônio Carlos Galvão, Eduardo Viotti e Rosana Baeninger); Formação de recursos humanos em áreas estratégicas (Silvia Velho, Elizabeth Balbachevsky, Fernanda Sobral e Rubens Martins); e Nova Geração de Política de CT&I (Lucia Melo). Recentemente, os temas das três últimas conferências resultaram, respectivamente, nas publicações Doutores 2010: Estudos da demografia da base técnico-científica Brasileira; Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas de CT&I e Nova Geração de Política em CT&I. Os documentos estão disponíveis para download no site do CGEE (www.cgee.org.br)



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.