Notícias

Voltar

PCTI Alagoas

Lançamento

PCTI Alagoas

O governo de Alagoas lançou, no dia 2, o Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, cuja construção foi feita de forma participativa, sob a coordenação do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Essa iniciativa visou estabelecer um conjunto de prioridades e diretrizes para o avanço de políticas públicas para a área, assim como para a constituição de programas, projetos e ações para o setor a curto, médio e longo prazos.

A cerimônia de lançamento contou com a participação do governador de Alagoas, Teotônio Vilela, do vice, José Thomaz Nonô, dos reitores das universidades Federal e Estadual de Alagoas, Eurico de Barros Lôbo Filho e Jairo José Campos da Costa, respectivamente, além de outras autoridades acadêmicas e representantes da indústria alagoana.

Durante a solenidade, o governador destacou a importância da entrega do planejamento e da posse do Conselho de Ciência e Tecnologia do Estado, realizada na mesma solenidade. “Esse não é um plano de governo, mas de Estado, que terá durabilidade para os próximos 10 anos. Mas já iniciamos, na prática, a execução desse planejamento, com os polos tecnológicos que estão sendo construídos em Batalha e Arapiraca, e o que está em fase de licitação, aqui no bairro do Jaraguá”, afirmou.

Na ocasião, o diretor do CGEE, Antônio Carlos Filgueira Galvão, apresentou uma síntese do que foi o processo de construção do plano, iniciado há um ano. “Foram muitas oficinas e entrevistas realizadas para que pudéssemos finalizar o plano, de forma participativa, com os atores locais. Um planejamento começa com a gente sonhando e desenhando o futuro e assim, como Alagoas, todo o Brasil deveria trabalhar: no fortalecimento de sua capacidade de construir uma sequência de ações que conduza à mudança social e melhoria das condições de vida da população”.

A construção do plano contou com a parceria entre o governo de Alagoas, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), a Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea), entre outras instituições.

Para o assessor técnico do CGEE, Antônio Carlos Guedes, a expectativa agora é que, a partir do plano, as ações da área sejam priorizadas no Estado, como o Parque Tecnológico de Alagoas. “A ideia é que esses projetos ganhem mais força ao longo dos próximos anos, pois esse não é um plano que atenderá os critérios e demandas de políticas de um governo, mas sim do Estado de Alagoas. Ele transcende um mandato”, ressalta.

Na terça feira (3), a equipe do CGEE ainda se reuniu com representantes do segmento local para a discussão e coleta de subsídios para a elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Nordeste. Esse documento deverá ser lançado no primeiro semestre do próximo ano.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.