Notícias

Voltar

Pensamento econômico latinoamericano

Debates

Pensamento econômico latinoamericano

O presidente do CGEE, Mariano Laplane, é um dos debatedores do 1º Congresso de Pensamento Econômico Latinoamericano. Ele falará sobre dilemas da estrutura produtiva na América Latina, com destaque para processos de industrialização e estratégias de competitividade e inovação.

Trazendo para discussão a importância das políticas públicas para o crescimento de um país, o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, participa como expositor no 1º Congresso de Pensamento Econômico Latinoamericano (Apel), que acontece hoje (24) e amanhã (25), em Buenos Aires, na Argentina. O objetivo do encontro é contribuir com ferramentas para compreender a realidade econômica latinoamericana.

O congresso segue a temática "Amanhecer e consolidação dos governos populares na América Latina - Desafios para aprofundar a transformação estrutural" e é organizado pela Universidade Metropolitana de Educação e Trabalho (Unmet), pela Universidade Nacional de San Martín (Unsam) e pela Universidade Nacional de Quilmes (UNQI).

O presidente do CGEE participará do eixo 3 do congresso como expositor. A apresentação envolve dilemas da estrutura produtiva na América Latina, sobretudo processos de industrialização e estratégias que se referem à competitividade, inovação, desenvolvimento e substituição de importações.

Participarão do encontro representantes das universidades organizadoras e mais de 40 economistas e pesquisadores heterodoxos. As exposições se dividirão em seis eixos e dois painéis de discussão relacionados à América Latina, contemplando acordos de comércio, emprego e desigualdade, recursos naturais e energia, economia social e popular, macroeconomia global, estrutura produtiva, dívida externa e fluxos de capital.

Os dois dias de discussão buscam trazer ao debate as políticas públicas que auxiliam o processo de crescimento da América Latina de forma que permitam superar as limitações anuais. Os eixos abordarão as problemáticas dos países latinos para elaborar subsídios que contribuam para o desenho da política econômica com base na integração das principais escolas de pensamento heterodoxas.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.