Notícias

Voltar

Periódico científico publica artigo sobre o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Oics

Periódico científico publica artigo sobre o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Oics) foi tema de um artigo publicado no periódico científico internacional Sustainability. O artigo "The role of cities: Linking Integrated Assessment Models to Urban Solutions" foi divulgado neste mês e subsidia o processo de tomada de decisão para a implementação de soluções urbanas sustentáveis no Brasil.

O CGEE tem como prática o constante aprimoramento dos observatórios disponibilizados ao poder público e à sociedade, o que se aplica ao Oics. Nesse contexto, a instituição contratou 30 pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da Universidade de São Paulo (FEA/USP), coordenados pelos professores Roberto Schaeffer e Eduardo Haddad, respectivamente, para revisar o conteúdo do projeto. A equipe atuou durante 1 ano aprimorando as informações existentes e trazendo opções inovadoras de dados, que foram baseados no que há de mais atual na ciência em termos da metodologia utilizada em um roadmap de conteúdo.

O trabalho será disponibilizado em breve no Oics e uma parte desse conteúdo aborda os indicadores de desempenho, que permitem pontuar e ranquear as soluções urbanas. Esses parâmetros permitirão que os gestores públicos do País identifiquem as soluções que trarão, uma vez implementadas nas cidades, maiores cobenefícios em termos tecnológicos, ambientais, sociais, econômicos e regulatórios.

O coordenador técnico desta atividade, Régis Rathmann, contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, destaca a importância do trabalho. “As ferramentas e a metodologia empregados na mensuração desses indicadores de sustentabilidade representam a fronteira do conhecimento científico, não havendo precedentes de disponibilização desses parâmetros junto a outros observatórios de cidades sustentáveis existentes em âmbito internacional”, afirma.  

O artigo apresenta a metodologia e sumariza as diferentes tipologias de ranqueamento, segundo diferentes critérios, das 295 soluções de desenvolvimento urbano sustentável disponibilizadas no Oics. O conteúdo demonstra que soluções da área temática de energia, em particular geração renovável, se constituem em opções que trariam maiores cobenefícios para as cidades, seguida por reuso de resíduos e eletromobilidade. 

O artigo pode ser acessado neste link.

 

Sobre o projeto

O projeto “Promovendo Cidades Sustentáveis no Brasil através de Planejamento Urbano Integrado e do Investimento em Tecnologias Inovadoras (CITinova)” tem como principal objetivo a promoção do planejamento e investimento integrados e sustentáveis nas cidades do Brasil. Ademais, visa auxiliar gestores públicos e a sociedade civil a promover cidades mais justas e sustentáveis, atuando em três frentes:

· Produção de conhecimento e novas ferramentas de gestão para o planejamento urbano integrado;

· Investimento em novas tecnologias, através de projetos pilotos em Brasília e Recife; e

· Desenvolvimento de plataformas virtuais que apoiem e promovam a gestão pública integrada e sustentável, o Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis (Oics) e a Plataforma do Programa de Cidades Sustentáveis (PCS).

 

O CITinova é um projeto multilateral com duração de cinco anos, de 2018 a 2023, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementado pelo PNUMA e executado em parceria com Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, CGEE, Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema/GDF).

Nesse contexto, o projeto auxilia as cidades na implementação da Nova Agenda Urbana e da Agenda 2030 em nível local, incentivando a adoção de novas tecnologias e desenvolvendo ferramentas analíticas de gestão urbana integrada.

Informações sobre o projeto podem ser obtidas no site https://citinova.mcti.gov.br/.