Notícias

Voltar

Planejamento <br>FMUSP-HC e IMIP

Download

Planejamento
FMUSP-HC e IMIP

Em dezembro, o CGEE lançou duas novas publicações: “Foresight Estratégico da pesquisa e inovação do Sistema FMUSP-HC” e “Foresight Estratégico da pesquisa em saúde no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).

O CGEE considerou o trabalho para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o Hospital das Clínicas (Sistema FMUSP-HC), chamado de foresight estratégico, um dos seus grandes desafios, por se constituir em incursão na área de saúde. “De um ponto de vista externo, mostra um grau de reconhecimento do Centro na comunidade”, considerou Fernando Rizzo, diretor do Centro e supervisor do estudo. O termo Foresight Estratégico baseia-se na idéia de que é possível construir uma visão de futuro a partir do conhecimento obtido do presente e definir um conjunto de rotas que levem ao objetivo almejado. Para isso, é preciso monitorar todas as etapas que levam ao futuro desejado e imaginar cenários que ajudem a lidar com oportunidades e eventuais adversidades. “O foresight estratégico parte de um diagnóstico, um panorama do presente, e analisa as forças que moldam o futuro, o que permite a antecipação de decisões, pela construção de cenários, e uma contínua reavaliação das ações a serem executadas, pela utilização de roadmaps. Isso deixa uma instituição mais confortável em relação ao futuro” explica Rizzo.

Planejamento, levantamento e análise de informações,consolidação das análises e construção de visão de futuro são as fases do estudo. Após essas etapas, foram definidas as estratégias de ação, que identificaram os eixos centrais para a construção de mapas estratégicos e a definição das conclusões. Na última etapa, houve a incorporação das recomendações necessárias para o aprimoramento da instituição.

O Hospital das Clínicas possui aproximadamente 3.000 leitos e atende cerca de um milhão e setecentos mil pacientes por ano. Reúne seis institutos especializados: o Central (ICHC), o do Coração (InCor), o de Ortopedia e Traumatologia (IOT), o de Psiquiatria (IPq), o de Radiologia (InRad) e o da Criança (ICr); dois hospitais auxiliares, o de Cotoxó (HAC) e o de Suzano (HAS); a Divisão de Medicina de Reabilitação (DMR); o Hospital Estadual do Sapopemba (HES) e o Local do Sapopemba (HLS) - conhecido como Sapopembinha; a Casa da AIDS; Hospital Universitário (HU); Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e o Instituto de Medicina Tropical (IMT). Só o InCor realiza cerca de 40 cateterismos e de 10 a 15 cirurgias cardíacas por dia.

IMIP
Fundado em 1960 por um grupo de médicos liderados pelo professor Fernando Figueira, o Instituto é um complexo hospitalar privado, sem fins lucrativos. Direciona-se ao atendimento da população carente do estado de Pernambuco e é reconhecido por apresentar uma das estruturas hospitalares mais importantes do país. Apesar da necessidade de construir um projeto que fortaleça sua pesquisa, o IMIP já desenvolve pesquisas em áreas da medicina, nutrição, biologia, ciências sociais, humanas e epidemiologia.

No esforço de melhorar sua conceituação nacional na área de pesquisa, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) encomendou ao CGEE um estudo que gerasse recomendações para o fortalecimento da instituição nesse campo. Reconhecido tanto no estado de Pernambuco quanto em todo o país, o IMIP é centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas. Entre as recomendações propostas pelo estudo estão a definição de uma política institucional; o monitoramento e a avaliação das estratégias de pesquisa; a promoção de qualificação permanente, a implantação da infraestrutura necessária, o fortalecimento da captação de recursos e a articulação com organizações nacionais e internacionais.

O estudo teve como resultados um foresight e um roadmap estratégico para a instituição, que refletem as necessidades sentidas pelos diretores, consultores e pesquisadores, tanto do IMIP quanto da equipe do Centro. A equipe de especialistas trabalhou com seis dimensões: política institucional; gestão da pesquisa; recursos humanos; sustentabilidade financeira; infraestrutura e capacidade de articulação. Ao todo foram extraídas 12 diretrizes estratégicas.

Download - Foresight Estratégico Sistema FMUSP-HC

Download - Foresight Estratégico IMIP



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.