Notícias

Voltar

Plano de CT&I de Alagoas

Lançamento

Plano de CT&I de Alagoas

O Governo do Estado de Alagoas lançou, no dia 2, o Plano Estadual da Ciência, Teconologia e Inovação. A cerimônia ainda dará posse ao Conselho de CT&I. O titular da pasta, Eduardo Setton, destaca a importância do planejamento para o setor, que poderá utilizá-lo até 2023.

“Fizemos esse plano consultando a opinião de empresários, professores, gestores públicos, entre outros. Podemos dizer que não é um planejamento que vem do gabinete, mas da necessidade da população. Foi um ano de construção, com quase 200 pessoas sendo ouvidas”, informou.

Para a finalização do planejamento, foram realizadas 40 entrevistas e 10 oficinas envolvendo atores que fazem parte do sistema da Ciência e Tecnologia do Estado. Diversas parcerias foram firmadas, como com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e a Agência Nacional de Cooperação Espanhola.

“Talvez sem essas parcerias, não teríamos realizado esse plano, pois no início da gestão, não tínhamos verbas para financiá-lo. Ao final do planejamento, chegamos ao total de R$ 482 mil”, destacou Eduardo Setton.

Durante a execução do plano, a Secti contratou o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para mediar a construção do planejamento. O CGEE é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e conta com uma equipe de doutores, pesquisadores e diversos profissionais renomados da área. “Todas as oficinas contaram com a participação do CGEE. A metodologia do plano também foi construída por eles”, ressaltou o secretário.

Na terça-feira (3), a equipe da CGEE estará em Maceió, onde se reúne com representantes do segmento local para a elaboração do Plano Regional de Ciência e Tecnologia, envolvendo o Nordeste. “Vamos fornecer subsídios a eles, para que Alagoas esteja incluída no Plano Regional. Já temos um grande passo, que é nosso Plano Estadual, servindo como base de informações”, concluiu Setton.

Conselho

O Conselho de Ciência, Teconologia e Inovação, formado por 13 pessoas, tem a finalidade de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de ciência, de tecnologia e de inovação.

 “Esse Conselho é um marco na história do setor em Alagoas, pois todos os assuntos e decisões importantes, daqui pra frente, relacionados a universidades estaduais, polos tecnológicos, editais, serão temas relacionados a ele”, explica o secretário Setton

Fonte: Agência Alagoas



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.