Notícias

Voltar

Política Nacional de Inovação: MCTIC prorroga prazo da consulta pública

Política Nacional de Inovação

Política Nacional de Inovação: MCTIC prorroga prazo da consulta pública

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) prorrogou o prazo da consulta pública referente à Política Nacional de Inovação para o dia 20 de janeiro. A iniciativa é conduzida pelo ministério, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O objetivo da política é fomentar esforços em ciência, tecnologia e empreendedorismo, visando a soluções inovadoras para desafios brasileiros.

Um dos propósitos da política é posicionar o Brasil entre os 20 países mais inovadores até 2030, de acordo com o ranking do Índice Global de Inovação. Para divulgar a consulta pública, o MCTIC e o CGEE realizaram, no mês de dezembro, encontros em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Manaus (AM), Belém (PA), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS).

Durante o processo de construção da política, foram organizadas, em diferentes capitais do País, oficinas com integrantes de empresas e startups; de universidades e institutos de ciência e tecnologia; de estados, municípios e fundações de amparo à pesquisa; de agentes financeiros; e de atores governamentais.

Além disso, ocorreram reuniões temáticas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o MCTIC; o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA); e o Tribunal de Contas da União (TCU). 

A consulta pública está disponível no link: https://ibrasil.mctic.gov.br/consulta.