Notícias

Voltar

Portal Inovação

PROPRIEDADE INTELECTUAL

Portal Inovação

Com uma interface mais moderna, dinâmica e amigável, a versão mais recente do Portal Inovação traz novas ferramentas e serviços para facilitar o acesso. A última novidade, que entrou no ar nesta semana, é o sistema de busca por patentes e outros registros de propriedade intelectual.

O banco disponível, fruto de parceria entre o Portal e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), contém registros do ano de 1985 até 2008 e a busca é feita por palavra-chave. Após a visualização de todos os resultados vinculados à palavra-chave, o usuário ainda pode classificar a busca por ano ou tipo. Os tipos definidos são: desenhos industriais, modelos de utilidade, modelos industriais, patentes de invenção e outros.

O Portal Inovação é uma plataforma de governo eletrônico criada para facilitar a promoção da inovação e favorecer o aumento da competitividade da indústria nacional. Por meio da interação e da cooperação tecnológica entre os diversos atores do Sistema Nacional de Inovação, o Portal fomenta conexões e a interação entre empresa, universidade e governo.

Esse instrumento, hoje gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), teve origem em uma demanda do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), para a concepção e construção de um espaço virtual de promoção da inovação por meio da cooperação e da interação entre os atores do Sistema Nacional de Inovação, conforme exige a Lei de Inovação Tecnológica.

O processo de construção desta plataforma contou com a participação de dezenas de representantes dos setores acadêmico, de governo e empresarial, além de entidades de classes, coordenados e mobilizados pelo CGEE. Nessa ação, os atores trabalharam e contribuíram mapeando as demandas e os interesses de seus respectivos setores, buscando especificar a estrutura do projeto, os parâmetros e as funcionalidades dos sistemas.

A versão atual do Portal ainda traz ferramentas e serviços que privilegiam o acesso rápido a um amplo conjunto de informações estratégicas, ofertas, demandas e competências. Além disso, os usuários registrados podem usufruir de sistemas de buscas, de geração de mapas de competências, de construção de relatórios e de redes de relacionamentos.

Outra grande vantagem para o usuário registrado no Portal é o sistema de “Comunidades de práticas”. Nele é possível compartilhar documentos, agendas de eventos; realizar e participar de fóruns e enquetes, convidar novos membros e, sem que seja preciso sair do ambiente virtual da Comunidade, continuar usufruindo dos serviços do Portal. Para acessá-lo, clique em www.portalinovacao.mct.gov.br



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.