Notícias

Voltar

CGEE e INPI discutem possibilidade de parceria

Processos de inteligência em CT&I

CGEE e INPI discutem possibilidade de parceria

Da esq. p/a dir.: Adriana, Alessandra, Pimentel, Miranda e Ana Paula
    Da esq. p/a dir.: Adriana, Alessandra, Pimentel, Miranda e
     Ana Paula

O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Marcio Miranda, participou, hoje (2), no Rio de Janeiro (RJ), de reunião com o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel. Na pauta, uma possível parceria que poderá agilizar a busca e o exame de patentes realizadas pelo instituto. 

Durante a apresentação institucional sobre o Centro, Miranda destacou os processos de inteligência desenvolvidos pelo CGEE que podem ser úteis ao dia a dia operacional de diversas organizações do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesse contexto, o presidente falou sobre o trabalho do Centro no desenvolvimento de plataformas capazes de processar milhares de documentos e gerar dados para a tomada de decisão em CT&I. 

“Nós enxergamos uma possibilidade dos analistas de propostas de direitos de propriedade industrial terem acesso a um conjunto muito grande de informações que facilite a concessão de direitos por parte do INPI. Fomos muito bem recebidos pelo presidente Luiz Otávio Pimentel e a expectativa é que possamos retornar ao Rio de Janeiro para desenvolver esses processos de inteligência em colaboração com o instituto”, afirma Miranda. 

Pelo instituto, participaram da reunião a chefe de gabinete Ana Paula Gomes Pinto e o coordenador-geral de Disseminação para Inovação, Felipe Oliveira. Integrando a equipe do CGEE, estiveram as assessoras técnicas Alessandra Brandão e Adriana Badaró. 

A mesma pauta foi abordada ainda hoje por Miranda com o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich. A reunião foi realizada na sede da academia, também na capital fluminense. A agenda foi em torno da capacidade que o Centro tem de apontar caminhos para a ciência nacional, comparando-a com a de outros países ou blocos de nações. 

“O presidente Luiz Davidovich mencionou o interesse de apresentar dados dessa natureza em workshops setoriais e também em publicações que a academia está desenvolvendo que dão diagnósticos desse tipo em determinados setores. Vimos que há uma real possibilidade de colaboração dentro do nosso Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação, projeto aprovado neste ano pelo Conselho de Administração do CGEE”, disse. 

Na semana passada, os processos de inteligência em ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos pelo Centro foram tema de uma reunião realizada com o presidente do Conselho de Administração do Grupo Ultra, Pedro Wongtschowski. 

“Nós apresentamos como o CGEE se capacitou nos anos mais recentes e como isso pode ser útil para o setor empresarial. Wongtschowski foi muito receptivo e nos deu várias ideias sobre como podemos abordar empresas e auxiliá-las com a capacidade que o Centro tem de organizar informação que esteja conectada com a competitividade dessas empresas nos setores em que atuam”, lembrou. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.