Notícias

Voltar

Presidente Lula assina decreto convocatório da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

5ª CNCTI

Presidente Lula assina decreto convocatório da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou, hoje (12), o decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). O evento foi realizado em solenidade no Palácio do Planalto e contou com a participação de diversas autoridades do setor. O CGEE foi representado na cerimônia pelo seu diretor-presidente, Fernando Rizzo e pela chefe de gabinete, Adriana Badaró. A solenidade marca, ainda, as comemorações do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, celebrado em 8 de julho.

Durante a cerimônia, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT). "Estamos reunidos para marcar aqui a reinstalação do CCT e que ele se reveste de muitos simbolismos, porque afinal são cinco anos sem esse conselho funcionar, que é, nada mais nada menos, o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo". 

O secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Fernandes, ressaltou a importância do colegiado. De acordo com ele, agora é possível avançar no planejamento da área de ciência, tecnologia e inovação, que é uma área transversal às múltiplas iniciativas de governo. 

"O que nós queremos apresentar aqui são subsídios para os debates do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que é referência também para os debates da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em junho do ano que vem a partir do planejamento que foi feito pelo nosso ministério", disse.

Na ocasião, o presidente Lula ressaltou a importância da retomada das reuniões da instância e convocou os presentes a participarem da 5ª CNCTI, o principal evento de discussão sobre as políticas públicas do setor. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) é responsável pela organização da iniciativa e por levantar insumos para a construção coletiva do evento, previsto para ocorrer em 2024. A preparação das etapas regionais, que antecedem a reunião nacional, também está a cargo do Centro. 

"Espero estar na conferência com vocês, espero estar na SBPC, espero no ano que vem estar na outra conferência e no outro ano na outra conferência, porque nós vamos retomar todas as conferências nacionais. Porque uma coisa é você juntar uma meia dúzia de técnicos e fazer um orçamento, outra coisa é você conversar com o povo e pedir para o povo dizer o que ele quer, o que que ele pensa, o que ele gostaria que acontecesse no País", afirmou o presidente da República.

Na cerimônia, a ministra assinou a portaria que designa o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, como secretário-geral da 5ª CNCTI. Em seu discurso, Rezende falou sobre o trajeto esperado para a conferência. "Para mim, é uma grande satisfação estar em um evento como esse, em que a ciência voltou, que marca uma nova página na história do Brasil. O sr. (presidente Lula) vai assinar um decreto me nomeando secretário-geral, essa é a primeira iniciativa lançando a conferência. A ministra então vai para a reunião da SBPC assinar uma portaria que define a organização dessa conferência", disse.

Rezende explicou, ainda, que após essa etapa, serão convidados cerca de 60 entidades da área científica; industrial; dos povos indígenas; da Amazônia, que indicarão os representantes para formar a Comissão Organizadora. Essa instância, em agosto, já vai escolher a comissão executiva. "E vamos, então, traçar planos concretos para chegarmos no dia 4 de junho do próximo ano e ter o início dessa Conferência. Até lá, teremos algumas reuniões regionais. E aí um objetivo grande da conferência, além de mobilizar a comunidade, naturalmente, será fazer as bases para termos um plano decenal de Ciência e tecnologia", destacou.

O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, que esteve presente na solenidade, ressaltou a importância desse evento. "Foi dada a partida ao processo. Nós vamos, ao longo deste semestre, lidar com a realização das reuniões temáticas e, eventualmente, algumas reuniões estaduais. E no ano que vem, provavelmente serão as regionais", disse.

Rizzo observou que a conferência é um momento importante de reflexão, onde a sociedade é convidada para discutir e se manifestar no que diz respeito a diversos temas e, no nesse caso, relacionados à ciência, tecnologia e inovação. “Tendo em vista a importância cada vez maior da ciência para o desenvolvimento dos países, não existe, hoje, solução para o problema de desenvolvimento se você não tiver uma forte componente de pesquisa e de ciência e tecnologia, que é de onde saem as soluções”, concluiu.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.