Notícias

Voltar

Primeira etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é realizada em Pernambuco

Primeira etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é realizada em Pernambuco

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) tem como objetivo a análise e proposta de recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) para o período de 2024 a 2030. Composta por palestras e mesas redondas, a 5ª Conferência será precedida por reuniões temáticas e conferências livres, estaduais, municipais, regionais e distrital.

Com início no final de novembro de 2023 e indo até o final de abril de 2024, as etapas que antecedem a mobilização nacional, convocada para junho de 2024, em Brasília (DF), serão realizadas por todo o Brasil. A primeira atividade é a Conferência Estadual de Pernambuco, que teve início no dia 29 de novembro e vai até a próxima quinta-feira (07.12). As conferências nas demais unidades da federação estão previstas para ocorrer a partir de janeiro, e, as regionais, a partir de março. A primeira reunião temática está prevista para ocorrer no dia 12 de dezembro, em São Paulo, com o tema “Ecossistemas de Inovação”.

Com o intuito de fortalecer e incentivar territórios inovadores em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação lançou o edital de Apoio às Redes de Inovação. A publicação, que conta com a parceria da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), direciona esforços à formação de alianças estratégicas entre integrantes do ecossistema de inovação em todo o Estado. A apresentação do edital foi feita pela secretária de CT&I, Mauricélia Montenegro, e a presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fernanda Pimentel, durante a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta quinta-feira (30/11), em Caruaru, no Agreste pernambucano

O edital prevê a seleção de 15 propostas para apoio financeiro a projetos de criação/ fortalecimento de redes que integrem, ao menos, um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma empresa, associação e/ou cooperativa e um órgão do governo/terceiro setor. O valor global é estimado em até R$ 3.372.000,00, provenientes do Fundo Inovar -PE e repassados à AGE, com previsão de desembolsos nos exercícios de 2024 e 2025. O valor máximo por proposta é de R$ 224.800,00. 

A disponibilização do formulário eletrônico para submissão das propostas está disponível no Sistema AgilFAP, através do endereço www.agil.facepe.br. As propostas poderão ser submetidas até o dia 15 de janeiro de 2024 e o resultado final será divulgado a partir de 01 de março de 2024. O edital visa o fortalecimento da interiorização, por isso, atribui pontuação extra na avaliação para propostas que contemplem Regiões de Desenvolvimento fora da Região Metropolitana do Recife.

SEGUNDO DIA

Com o objetivo de interiorizar as ações de ciência, tecnologia e inovação, a equipe da Secti/PE seguiu com a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para a cidade de Caruaru, no agreste pernambucano. Para sediar o segundo dia de evento, o local escolhido foi o Armazém da Criatividade, equipamento de inovação que é braço do Porto Digital. 

Nesta sexta-feira (01.12), a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação segue com as atividades em Petrolina, no Sertão do Estado. A edição acontece no Instituto Federal Sertão (IFSertão). As inscrições seguem abertas no endereço conferenciacti.pe.gov.br. A programação também está disponível no site oficial do evento. 

O encerramento do evento acontece no dia 7 de dezembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia, da UFPE (i-Litpeg), e vai contar com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. A



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.